quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Plenário aprova criação da Medalha Luiz Phelipe Andrès

Imagem: Reprodução

Foi aprovado na manhã de quarta-feira, 07, o Projeto de Resolução 014/22, do vereador Antonio Garcez (PTC), que cria a Medalha Luiz Phelipe Andrès, honraria destinada ao reconhecimento dos cidadãos que se destacam nas ações de preservação do patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e da memória do povo e da cidade de São Luís.

A proposição foi aprovada por maioria absoluta, em regime de urgência, com dispensa de parecer e interstício. Para o vereador Aldir Júnior (PL), que presidiu da sessão, a Câmara fez história com o reconhecimento dos profissionais que dedicam a vida à causa.

“Gostaria de parabenizar o vereador Antônio Garcez que neste momento faz história, permitindo que a Câmara possa reconhecer a atuação de profissionais que dedicam sua vida à causa. Um reconhecimento mais do que necessário e pertinente”, avaliou Aldir.


A proposição foi aprovada por maioria absoluta, em
regime de urgência, com dispensa de parecer
e interstício.-  Imagem: Reprodução


O autor afirmou que a medalha tem ainda um forte significado na homenagem, tanto da personalidade que dá nome ao prêmio, como aos valores que o mesmo representa. Para Garcez, valores indispensáveis à construção do futuro da sociedade ludovicense.

“Tal projeto não poderia, portanto, ter outro patrono, a não ser aquele daquele cujo trabalho incansável, dedicação e amor pelo que faz, foram fundamentais no reconhecimento de nossa cidade como Patrimônio da Humanidade”, disse o autor.

São Luís: Há 25 anos Patrimônio da Humanidade

O co-vereador Jhonatan Soares, representando o Coletivo Nós (PT), frisou a passagem dos 25 anos de concessão do título de Patrimônio da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), à capital maranhense e destacou a importância da aprovação do projeto.

“Sem dúvida, a medalha do colega vem em um bom momento, a fim de condecorar àqueles que preservam e valorizam o nosso patrimônio arquitetônico e cultural de São Luís, que ontem, inclusive, ficou claro na audiência pública não está sendo bem cuidado”, declarou.

Luiz Phelipe Andrès

Luiz Phelipe era natural
de Minas Gerais, mas vivia
no Maranhão desde 1977
.

O engenheiro Luiz Phelipe Andrès esteve à frente da Secretaria de Cultura do Maranhão, entre 1993 e 1997, e atuou como Conselheiro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como representante da sociedade civil.

O legado do engenheiro Luiz Phelipe Andrès

Foi coordenador-geral do projeto e responsável técnico do dossiê que deu a São Luís o título de cidade Patrimônio da Humanidade, em 1997, concedido pela Unesco. Luiz foi fundador e coordenador do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís. Criador ainda do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão, no bairro Anjo da Guarda, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Fonte: camara.slz