Documentários



Na série ‘ECONOMIA BRASILEIRA – A história contada por quem a fez’ a trajetória do Brasil é contada do ponto de vista econômico por alguns dos principais protagonistas da história recente do país. 

Ex-presidentes da República, ex-ministros, ex-dirigentes do Banco Central, grandes empresários, banqueiros, economistas, historiadores, jornalistas e acadêmicos relatam as aventuras e desventuras do país desde 1.492 e discutem soluções para a economia brasileira.




O corte ágil, a linguagem simples, as animações gráficas e as imagens de arquivo (pinturas e obras de arte históricas, fotografias de época e imagens de telejornais), tornam a saga brasileira ainda mais interessante. 

Nos seus 388 primeiros anos o Brasil era escravista; na década de 1950, 50% dos brasileiros eram analfabetos; no final dos anos 1980, a inflação mensal atingiu 84% e 35% eram pobres e miseráveis. Em 2013 o Brasil era a sétima maior economia do mundo, a inflação era de 5,4%, a pobreza havia sido reduzida a 12% e o país aspirava a ser rico. “O Brasil é o país do futuro” e “agora o Brasil vai dar certo”, mantras das fases de otimismo, foram sempre seguidos de crises. O sucesso era, novamente, passageiro.



DOCUMENTÁRIO EM DESTAQUE


Carboidratos Modernos - o documentário 

Por que os índices de obesidade crescem tanto? 

Basta olhar para arquivos de imagens antigas e vamos notar que antigamente as pessoas, de fato, eram mais magras.

Hoje é diferente...

55,7% dos brasileiros estão acima do peso. E esse índice só cresce.

O que mudou?

E por que a obesidade está crescendo tanto?

Tentaram nos fazer acreditar que tudo depende de um equilíbrio de calorias...
A pirâmide alimentar foi criada, e os carboidratos processados tiveram destaque.
Vivemos hoje um crescente e assustador aumento de casos de doenças crônicas.
Nos fizeram acreditar que a gordura saturada natural é a grande vilã. 
Os carboidratos modernos como, açúcares e farináceos assumiram um papel de destaque na sociedade moderna.

Entenda como alguns desses carboidratos podem nos viciar, e como vencer esse vício.
Entenda também o paradoxo de uma sociedade superalimentada e subnutrida.
Assista no YOUTUBE - Carboidratos modernos, o documentário

ESTRÉIA: 26/03/2021

Trailer






-------- Anteriores --------



BIG FOOD: O PODER DAS INDÚSTRIAS DE ULTRAPROCESSADOS

No Brasil, enquanto milhares de pessoas sofrem de doenças relacionadas à má alimentação, as indústrias de alimentos e bebidas ultraprocessados, que têm como produtos salgadinhos, lasanhas congeladas e refrigerantes, vêm se tornando uma das maiores barreiras para a implementação de políticas públicas que poderiam facilitar o acesso à alimentação saudável. Os prejuízos bilionários estão sendo pagos com nossas próprias vidas.

No documentário, diferentes especialistas analisam o poder que essas corporações do ramo de alimentos e bebidas ultraprocessados concentram, em nível nacional e internacional, e alertam sobre as suas perigosas relações com o poder público.

Dando prosseguimento às ações da campanha "Não engula essa", o Idec e a ACT Promoção da Saúde lançam material completo e exclusivo  com dados atualizados sobre como a indústria interfere nas políticas públicas de alimentação saudável no Brasil.


Se esse é um tema que você considera difícil de engolir, aproveite e assine a petição online disponível  no site da campanha e Diga não à interferência da indústria em políticas públicas.  ASSISTA NO YOUTUBE



Arnold

Título Original: Arnold
Gênero: Documentário
Lançamento: 2023
Duração: 60 Min.

Esta série documental em três partes conta a trajetória de Arnold Schwarzenegger do interior da Áustria ao mais alto escalão do sonho americano. Em entrevistas reveladoras, Schwarzenegger e seus amigos, inimigos, colegas de elenco e observadores falam sobre tudo, desde o fisiculturismo até o sucesso em Hollywood, o período em que governou o estado da Califórnia e as alegrias e turbulências da vida familiar em um relato à altura de sua personalidade marcante.



Varig: A Caixa-Preta do Brasil

Gênero: Documentário
Duração: 1 H 37 Min.
Lançamento: 2022

Conhecer a história da primeira multinacional brasileira é conhecer a história do Brasil e entender os rumos do nosso país. A trajetória da Varig é a bússola que aponta para um problema nacional. Tal como a companhia, por anos o Brasil tem sido tratado como a grande aposta do futuro.



Ronaldo, O Fenômeno


Gênero: Documentário
Lançamento: 2022
Duração: 1h 14Min.

O apelido “O Fenômeno” foi justificado. O futebol nunca tinha visto nada como Ronaldo Nazário. Lesões e frustrações ameaçaram sua carreira, mas não havia como parar o brasileiro.




John McAfee: Gênio, Polêmico e Fugitivo

Gênero: Documentário
Lançamento: 2022
Duração: 1h 45 Min.

Ele foi um gênio da computação que perdeu o controle, inventor de um dos softwares mais exitosos (e odiados) de todos os tempos: o antivírus McAfee. No auge do sucesso, John McAfee chegou a ter uma fortuna de 100 milhões de dólares. Mas, quando o vizinho foi assassinado, ele simplesmente fugiu e ainda levou uma equipe de filmagem. Com acesso a centenas de horas de gravações inéditas de McAfee durante a fuga, esta é a história definitiva de uma personalidade exuberante, um homem que foi candidato a presidente, escapou várias vezes da prisão e ainda disse que hackeou o mundo.


O Caso Figo – A Transferência que Mudou o Futebol

Titulo Original: The Figo Affair: The Transfer that Changed Football
Lançamento: 2022
Gênero: Documentário
Duração: 1h 45 Min.

Luís Figo era o jogador mais cobiçado do futebol mundial quando subiu na varanda do Palau de la Generalitat, a residência do presidente da Catalunha, em uma noite quente de verão em 1998. Vestindo o terno de seu time e com o cabelo pintado de azul e vermelho, ele comemorou o título do Barcelona em frente a uma multidão enlouquecida com o microfone na mão e entoando: “Blancos, llorones; felicita las campeones!” (“Lá de Madrid, seus chorões, recebam os campeões!”, em tradução livre do espanhol). Dois anos depois, ele entrou no Camp Nou, o estádio do Barcelona, vestindo o uniforme branco do Real Madrid. Figo foi o primeiro jogador a integrar o time do Real, que ficou conhecido como “Galáticos”. O jogador de futebol mais caro e mais bem pago do mundo se tornou o homem mais odiado da Catalunha. Com relatos de Luís Figo e dos homens que intermediaram o acordo que bateu o recorde das transferências, dividiu um país e moldou o futebol moderno, O Caso Figo: A Transferência que Mudou o Futebol mostra a envolvente história de como a contratação aconteceu, os bastidores das negociações, a rivalidade esportiva, a profunda divisão cultural e a cabeça de porco.



Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo
 - Minissérie

Gênero: Documentário
Duração: 52 Min. P/ EP
Lançamento: 2022
Onde ver: NETFLIX

Narrada pelo ex-presidente Barack Obama, esta série documental destaca alguns dos parques nacionais mais espetaculares do planeta.





3 Toneladas: Assalto ao Banco Central 1ª Temporada

Lançamento: 2022
Duração: 60 Min./Ep.

Em 2005, ladrões cavaram um túnel até o Banco Central do Brasil em Fortaleza, levando mais de 160 milhões de reais. Esta série documental relata o roubo histórico.





Val - 2021

Val Kilmer, um dos atores mais inconstantes de Hollywood, documentou sua vida e arte por meio do cinema. Ele acumulou milhares de horas de filmagem, desde filmes caseiros feitos com seus irmãos até o tempo gasto em papéis icônicos em filmes de sucesso como Top Gun e Batman. Este documentário cru e descontroladamente original revela uma vida vivida aos extremos e um olhar cheio de coração sobre o que significa ser um artista. 




Schumacher
 

O espírito desbravador de Michael Schumacher deixou sua marca na história da Fórmula 1, e serve como guia para este documentário revelador.









Como Se Tornar um Tirano

Para governar com mão de ferro, é preciso conhecer muito bem o jogo do poder absoluto, como mostram os ditadores apresentados nesta sarcástica série documental.  A série documental é produzida e narrada pelo ator Peter Dinklage, conhecido por seu papel de Tyrion Lannister na série Game of Thrones. O documentário possuí seis episódios.

Título Original: How to Become a Tyrant
Ano de lançamento: 2021
Gênero: Documentário
Duração: 31 Min./ Ep.

Quer tornar-se um tirano? Existem regras a seguir. O manual de ascensão à ditadura começa com um dos déspotas mais brutais da História: Adolf Hitler. Você já está no topo, mas manter o poder significa estar sempre alerta. Ninguém fez isso melhor ou mais cruelmente do que Saddam Hussein. Para manter o povo sob controle, é melhor ser amado ou temido? Idi Amin com certeza achou que sabia a resposta certa. Com truques de relações públicas, revisionismo histórico e censura, o autocrata soviético Josef Stalin transformou a verdade em desinformação e propaganda. Para o ex-rebelde que virou ditador Muammar Gaddafi, a liberdade de expressão e o direito de se reunir são empecilhos para mudar a sociedade. Tomar o poder não é fácil, mas mantê-lo é ainda mais difícil. Na Coreia do Norte, a dinastia Kim encontrou a solução: eles se declararam deuses.


O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos

Foi o maior roubo de arte da história: no Dia de São Patrício em 1990, obras lendárias de Rembrandt, Vermeer e outros, que hoje valeriam mais de meio bilhão de dólares, foram roubadas do Museu Isabella Stewart Gardner em Boston. Com direção de Colin Barnicle, esta série documental em quatro partes conta como foi a investigação desse mistério, que até hoje não foi resolvido.

Título Original: This is a Robbery: The World’s Biggest Art Heist
Ano de Lançamento: 2021
Gênero: Crime, Documentário
Duração: 42 Min./ Ep.



A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha 

Luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto por seis famílias que dominam o sistema de informação do país. Entre 2013 e 2018, os seis Berlusconis foram responsáveis por uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo. Ao examinar a influência da imprensa nos eventos sociopolíticos recentes, o filme responde uma pergunta que está intrigando o mundo: Quem é Jair Bolsonaro e como ele se tornou o presidente do sexto país mais populoso do mundo?​

Com participação, entre outros, de Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Laura Capriglione, Luis Nassif e trilha sonora original de André Abujamra, o documentário recebeu apoio da organização DocSociety por seu alto poder de transformação social.

O Brasil tem hoje 6 Berlusconis, magnatas de mídia oriundos da oligarquia brasileira que juntos detêm mais de 90% da audiência nacional. De acordo com os entrevistados, os Berlusconis foram os principais responsáveis pela manipulação do noticiário a partir das manifestações de 2013 e pela consequente eleição de um governo de extrema-direita no Brasil.

25 anos depois do lançamento do documentário britânico Muito Além do Cidadão Kane, que mostrou as táticas de manipulação da Rede Globo – e por isso foi censurado no Brasil – um filme volta a denunciar o oligopólio existente na imprensa nacional.

O filme "A nossa bandeira jamais será vermelha" é dirigido por Pablo Lopez Guelli.



Amazon série documental sobre Fernando Alonso

Produção conta o percurso do bicampeão após sua saída da F1 e estreou 25 de setembro na plataforma Prime Video.

Mesmo fora da Fórmula 1, a trajetória de Fernando Alonso no mundo do esporte a motor continua chamando a atenção. Depois de passar por Le Mans, Daytona, Dakar e mais, os fãs de automobilismo podem conferir como foi essa fase do bicampeão com a nova série "Fernando", que estreou em setembro.

Ao longo dos últimos 18 meses, o espanhol disputou algumas das provas mais tradicionais do automobilismo mundial, como as 24 Horas de Le MansDaytona e Sebring, o Rally Dakar, a segunda tentativa nas 500 Milhas de Indianápolis e mais.

A presença de Fernando Alonso em circuitos e desertos foi acompanhada por uma equipe de gravação que o seguiu em todas as provas disputadas depois de sua saída da F1, no final 2018.

A série tem cinco episódios e oferece um retrato "único", dentro e fora dos circuitos, com seus momentos bons e ruins, culminando na sua participação no Rally Dakar 2020 com a Toyota Gazoo Racing, juntamente com Marc Coma.



O Dilema das Redes

Nome Original: The Social Dilemma
Direção: Jeff Orlowski
Gênero: Documentário, Drama
Lançamento: 2020
Duração: 1h 34minO Dilema das Redes

Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.




Título Original: Heroes
Ano de Lançamento: 2020
Gênero: Documentário, automobilismo

Do mesmo roteirista de “Senna”, foi lançado no Motorsport.tv em 16 de janeiro de 2020.

"Heroes”, que é o primeiro lançamento de um filme do Motorsport Network, reúne pilotos lendários da F1, 24 Horas de Le Mans e ralis que compartilham histórias nunca antes ouvidas de alegrias e tragédias. O filme está disponível para exibição na plataforma de vídeos on demand do Motorsport Network, o Motorsport.tv.

Filme tem participação de Felipe Massa e outras lendas do automobilismo contando histórias emocionantes sobre os riscos que tiveram em suas carreiras.

Roteirizado e dirigido por Manish Pandey, que escreveu o premiado filme sobre Ayrton Senna, o vídeo de 111 minutos apresenta o bicampeão mundial de Fórmula 1, Mika Hakkinen, Felipe Massa, o nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen e Michele Mouton, ainda a única mulher que venceu títulos mundiais de rali. Todos os quatro também compartilham suas memórias de competir ao lado de heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, cuja história também é contada.

Em dez capítulos, as narrativas entrelaçadas das estrelas do automobilismo são apresentadas em arquivo e em testemunho em primeira mão. Ao assistir Mika, Felipe, Michele e Tom compartilharem seus grandes momentos, sucessos, fracassos, lutas pessoais e acidentes com risco de vida, você não pode deixar de se emocionar. A habilidade de Manish, como escritor e diretor, realmente criou algo especial.



Condenados pela Mídia

Título Original: Trial by Media
Ano de Lançamento: 2020
Gênero: Documentário, Crime


Em nosso atual ambiente midiático, em que dramas judiciários da vida real são transformados em forma de entretenimento, a série documental Condenados pela Mídia, da Netflix, reflete sobre alguns dos julgamentos mais dramáticos e memoráveis da história recente. A crescente cobertura televisiva introduziu no sistema legal uma nova ênfase em narrativas criativas e espetacularização. O tribunal nunca mais foi o mesmo. Ao longo de seis partes, Condenados pela Mídia explora como a imprensa ajudou a moldar de diversas maneiras a percepção pública sobre culpa ou inocência – antes, durante e depois de um julgamento. A série traz casos de diferentes áreas legais, como o inesquecível julgamento de Jenny Jones por homicídio, feito sob medida para a TV, a história sensacional da queda política de Rod Blagojevich e o caso de Amadou Diallo, um imigrante africano desarmado que levou 41 tiros da polícia em Nova York.



The Family – Democracia Ameaçada

Inspirada no livro “The Family: The Secret Fundamentalism at the Heart of American Power”, do autor Jeff Sharlet, a série, de apenas 5 episódios, coloca o espectador dentro de uma trama que mistura filmagens de reconstituição, depoimentos reais e outros registros históricos.

Com direção de Jesse Moss, vemos ao longo de “The Family: Democracia Ameaçada”, uma semelhança nas propostas das lideranças que são eleitas ao redor do mundo; uma direita tradicionalista em defesa da família e dos bons costumes e presidentes eleitos que atacam as minorias.

A reflexão que é colocada como foco da série é principalmente uma: Será que a democracia do mundo está ameaçada pela ação de um grupo que se pretende secreto e saído dos EUA?


De fato tem momentos que parece teoria da conspiração, mas vale assistir para tirar suas próprias conclusões. Será que é? Será que não?



Dieta de Gladiadores


James Wilks, treinador das Forças Especiais e lutador de UFC, propõe a comparação entre os benefícios da carne, da proteína e dos vegetais para ganhar força. Spoiler: os vegetais vencem.

O ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger participa do filme mostrando seu apoio a uma alimentação sem nada animal. Embora não se apresente como vegano, Arnold afirma já há algum tempo que não é preciso comer carne para ganhar músculos.

O objetivo do longa é justamente mostrar que a ideia de que é preciso consumir animais para ganhar músculos é apenas marketing da indústria pecuária.

The Game Changers (Dieta de Gladiadores) traz uma série de participações com atletas de alta performance veganos como o pentacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o tenista Novak Djokovic, o levantador de peso Patrik Baboumian, que é considerado o homem mais forte da Alemanha, entre outros. Até mesmo a lenda das artes marciais Jackie Chan está no filme.


ORIGINAL: The Game Changers (2019)
PAÍS: EUA
DURAÇÃO: 85MIN



Democracia em Vertigem
Lançamento: 2019

Um alerta em tempos de democracia em crise, o documentário Democracia em Vertigem combina o pessoal e o político para explorar um dos momentos mais dramáticos e turbulentos da História do Brasil.

Com amplo acesso aos presidentes Lula, Dilma e Bolsonaro, Petra Costa (Elena, 2012) também revisita a complexa trajetória de sua família para tentar entender o país rachado em que se encontra.

[Netflix, Brasil, documentário, 121 minutos]


Diretora do documentário, Petra Costa, fala sobre o processo de produção do filme.


Privacidade Hackeada

Título Original: The Great Hack
Lançamento: 2019


O bem mais precioso do mundo atual não é mais petróleo, são os dados. Eles se transformaram em uma arma, usada em guerras culturais e políticas. Pessoas no mundo todo disputam o controle das nossas informações mais íntimas. Com incrível acesso às jornadas de personagens-chave em todos os lados do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica e o Facebook, Privacidade Hackeada revela o mundo sombrio da exploração desses dados.



Explicando 

É um documentário sociocultural americano original da Netflix, criado por Ezra Klein e Joe Posner. Bilionários em alta, moda esportiva, sedução das seitas… Explore temas da atualidade e tendências sociais nesta série narrada por celebridades.









O que vejo no History

(Acesse a playlist)



















---------- Documentários Internacionais -----------


VICE, DW, FRONTLINE, SPARK, PBS, ETC 

Ativar legendas automáticas em português


Inteligência Artificial

Ativar legendas automáticas em português


II Guerra Mundial



---------- Documentários Nacionais -----------