quarta-feira, 13 de julho de 2022

CCJ aprova parecer favorável ao projeto que beneficia pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Foto: Reprodução
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na terça-feira (12), parecer favorável ao Projeto de Lei 139/2022., que dispõe sobre a prestação de auxílio às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos supermercados e estabelecimentos congêneres. A proposição é de autoria do deputado Ciro Neto (PDT).

A reunião foi presidida pelo deputado Ariston Sousa (PSB) e contou com a presença dos deputados Zé Inácio (PT), Ciro Neto (PDT), Wellington do Curso (PSD) e Neto Evangelista (PDT).

De acordo com o texto normativo, os hipermercados, supermercados, micromercados, varejos e estabelecimentos congêneres deverão disponibilizar, no horário regular de funcionamento, funcionários para, em caso de necessidade, auxiliarem pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que estejam no interior do estabelecimento.

A norma dispensa dessa obrigação os estabelecimentos que contarem com até seis funcionários.

Outras proposições

Também foram aprovados pareceres favoráveis aos Projetos de Resolução Legislativa 026/2022, 033/2022, 038/2022 e 039/2022, que concedem o Título de Cidadão Maranhense, respectivamente, a Josimar Nunes Rosendo Filho ( Wendel Lages); Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho (Andreia Rezende), Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino (Wellington do Curso) e Paulo Antônio Barros da Silva, conhecido por Paulo Maratá (Vinicius Louro).

Plenário faz minuto de silêncio pelo falecimento do ex-prefeito Vicente Fialho

Foto: Reprodução

Na sessão plenária de terça-feira (12), o plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão fez um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-prefeito de São Luís, Vicente Fialho. A solicitação foi feita pelo deputado Roberto Costa (MDB).

Engenheiro civil, construtor e pecuarista, Vicente Fialho faleceu na madrugada desta terça-feira, aos 84 anos, em Fortaleza (CE), vítima de Covid-19. Fialho foi prefeito da capital maranhense entre os anos de 1969 e 1971 e, de Fortaleza, de 1971 a 1975. Também foi deputado federal de 1991 a 1995.

Além de suas passagens como gestor na capital maranhense e cearense, ele também exerceu o cargo de ministro de Minas e Energia nos anos de 1989 e 1990. A  Assembleia Legislativa divulgou Nota de Pesar lamentando a morte do político.

“Quero registrar aqui a nossa solidariedade à família em razão desta tão importante perda”, afirmou Othelino Neto.

Fonte: ALMA