quarta-feira, 13 de julho de 2022

Rejanny Braga (DC) tomou posse como vereadora de São Luís

Foto: Reprodução

‘Sei que posso contribuir para o desenvolvimento dessa cidade’, afirma Rejanny Braga. “Por fim, espero contribuir com o andamento desta Casa e inspirar tantas outras mulheres a também lutar por seus espaços”, disse vereadora.

Em sessão solene realizada na manhã de terça-feira (12), na Câmara Municipal, Rejanny Braga (DC) tomou posse como vereadora de São Luís. Ela substitui o vereador Thyago Freitas (DC), que solicitou licença de até 121 dias para tratar de assuntos particulares.

Durante a cerimônia, Rejanny Braga entregou a documentação necessária, prestou juramento e, em seguida, assinou o termo de posse.

A mais nova vereadora da capital ludovicense iniciou seu discurso de posse memorando sua trajetória: “Quem diria que aquela menina pobre da periferia da zona rural de São Luís, sem muitas expectativas de vida, hoje estaria aqui, representando milhares de pessoas que lutam dia a dia por uma vida mais justa? Quem conhece minha história sabe o quanto eu lutei para chegar onde cheguei”.

Rejanny Braga falou também sobre sua perspectiva de atuação política: “Sei que posso contribuir para o desenvolvimento dessa cidade porque coragem e muita força de vontade eu tenho. Terei tempo para elaborar leis e fiscalizar o poder executivo, estarei atenta aos interesses da população e coloco meu gabinete à disposição de todos. Por fim, espero contribuir com o andamento desta Casa e inspirar tantas outras mulheres a também lutar por seus espaços”.

O vereador Thyago Freitas congratulou a suplente. “Quero parabenizar a vereadora Rejanny Braga e desejar boas-vindas! Tenho certeza que ela usará essa oportunidade para mostrar seu trabalho da melhor maneira possível, com responsabilidade e muito entusiasmo”, felicitou o parlamentar.

Presidindo a sessão, o vereador Ribeiro Neto (PMN) ressaltou a forte presença feminina na Câmara de São Luís. “Pela primeira vez na história, teremos sete mulheres em uma legislatura. Isso é algo muito positivo para a representatividade feminina e para a qualidade do serviço entregue à comunidade”, afirmou o parlamentar.

Fonte: camara.slz

Conheça a história da mais nova vereadora de São Luís, Rejanny Braga

Rejanny Braga foi empossada como vereadora na última terça-feira (12), durante cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de São Luís. A Suplente do Democracia Cristã (DC), assume a vaga no lugar do vereador Thyago Freitas, que pediu licença do mandato para tratar de assuntos pessoais.

Será a primeira vez que ela assumirá como vereadora, formando a maior bancada feminina da história da Câmara, que pela primeira vez terá sete mulheres vereadoras exercendo simultaneamente seus mandatos. Concita Pinto (PCdoB), Silvana Noley (PTB), Karla Sarney (PSD), Fatima Araújo (PCdoB), Eidimar Gomes (PL) e Rosângela da Saúde (Republicanos).

Quem é Rejanny?

Fotos: Reprodução

Rejanny de Assis Braga é mãe de duas meninas, a Manuele e Marina (foto).

Empresária, jornalista e acadêmica de engenharia civil, se criou no bairro do São Raimundo, onde começou cedo a se envolver com atividades artísticas e culturais. Sempre envolvida em projetos sociais, militou também em movimentos estudantis.

Rejanny foi a maior revelação dos programas de auditório e entretenimento, com o programa “Sucesso”, da TV Cidade, afiliada à Record no Maranhão.

Rejanny Braga também participou do Domingão do Faustão, na TV Globo, como integrante do grupo de dança de rua Street Masters, no início da carreira artística. Venceu o quadro “Se Vira Nos 30” por três vezes.


Rejanny e Rodrigo Faro - Foto Reprodução

Consagrou-se como uma das maiores apresentadoras, entre as afiliadas da Rede Record. “Você é uma grande apresentadora e seu lugar é no palco”, disse Rodrigo Faro em 2008, durante evento promovido por Rejanny, em São Luís.

Após deixar a tv, passou a se dedicar ao ramo empresarial, atuando no mercado de construção civil. Nas redes sociais, Rejanny compartilha o dia a dia nos canteiros de obra, usando capacete e botas. “A rainha do asfalto”, disse um seguidor num comentário, em referência a um dos serviços mais executados pela empresaria.

Em 2019, ela foi agraciada pela Câmara de São Luís com a medalha Simão Estácio da Silveira, por meio do Decreto Legislativo nº 0127/2019, proposto pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB).

Política no sangue

Rejanny começou na política partidária há pouco tempo, mas o desejo de ajudar o próximo já vem desde muito cedo, na adolescência quando buscava melhorias para o bairro. Logo ela ganhou notoriedade pela incessante vontade de fazer a diferença e mudar a realidade dos jovens da comunidade.

Ao longo dos anos, foram desenvolvidos inúmeros projetos sociais importantes. Mais recentemente, Rejanny criou o “Pão Solidário”, que distribui o alimento em comunidades carentes e zona rural da capital. No São Raimundo, mantém aula de dança na praça, que atrai dezenas de idosos interessados em mais saúde e bem estar. O “Jantar Solidário”, veio para garantir segurança alimentar e matar a fome de quem mais precisa. Ela mesma faz questão de servir aos moradores, que ganham uma quentinha farta e nutritiva.

Foto Reprodução

Conhecendo a realidade cruel de mulheres vítimas de violência, o combate a este mal, também passou a ser uma importante bandeira de Rejanny. “As mulheres precisam ser protagonistas da própria história e se libertar de relacionamentos abusivos, é fundamental para evitar o pior”, disse.

Rejanny concorreu ao cargo de vereadora por São Luís pela primeira vez em 2020 e teve mais de 2.600 votos. Revelação na política, ela não parou de trabalhar pelo povo, mesmo sem mandato. Atualmente, mantém contato direto com as comunidades da zona rural, onde continua o trabalho de articulação, em busca de benefícios, como serviços nas áreas de saúde e cidadania. Foi ela que levou a Carreta da Mulher, para o São Raimundo e vila Cascavel, onde foram feitos centenas de exames.

Reconhecimento merecido

Quem conhece Rejanny Braga, sabe o quanto ela lutou para estar onde está. A trajetória da menina pobre da periferia, inspira tantas outras mulheres a também lutar por seus espaços. A mensagem é de superação e o sentimento, é de que a luta continua, agora como vereadora.

Fonte: Minard