![]() |
| Imagem: reprodução |
O primeiro domingo de janeiro é conhecido globalmente como Dating Sunday, o dia mais movimentado do ano nos aplicativos de relacionamento. Para se ter uma ideia, na edição passada do Dia do Date, o Inner Circle registrou um crescimento de 32% no número de matches em comparação com a média dos quatro domingos anteriores: um único dia superando com folga o padrão semanal de conexões na plataforma.
Por conta de todo esse potencial, o número de usuários ativos costuma disparar, em especial em algumas cidades no Brasil. Só que, ao contrário do que muita gente pode pensar, esses picos não acontecem necessariamente no eixo Rio–São Paulo.
![]() |
| Imagem: reprodução |
No Dating Sunday de 2025, que ocorreu em 5 de janeiro, foram cinco cidades que se destacaram no que diz respeito ao aumento relativo de usuários ativos:
- Maceió (AL)
- Maringá (PR)
- Palmas (TO)
- São Luís (MA)
- Uberlândia (MG).
“Os dados revelam que o Dating Sunday não é um fenômeno restrito às grandes capitais ou aos mercados mais óbvios”, explica Ramone Gigliotti, gerente sênior do Inner Circle no Brasil. “Claro que a lista pode mudar em 2026, mas o que nossas análises indicam é que cidades médias, fora do eixo tradicional, tendem a concentrar picos mais intensos de atividade quando há um gatilho coletivo de recomeço, como o início do ano. É menos sobre geografia e mais sobre momento social.”
Dicas de preparação para o Dia do Date
Para aproveitar o momento, não basta só estar no lugar certo, é importante que a pessoa chegue preparada. Uma pesquisa feita com 1.500 usuários da plataforma de Inner Circle mostra que 44% trocam pelo menos a foto do perfil no começo do ano para dar aquela atualizada estratégica.
Nesse caso, vale apostar em cliques mais naturais e que reflitam quem você é hoje: 49% dos respondentes disseram que fotos reais e pouco produzidas são o que mais chama a atenção.
Além da foto, há quem aproveite para atualizar a bio e as preferências do perfil, movimento feito por 22% dos usuários. “Contar o que você gosta de fazer, como vive e o que te anima no dia a dia é uma forma simples de chamar a atenção certa”, afirma Ramone. “Perfis que ajudam a puxar conversa saem na frente.”
Segundo os dados do levantamento, 49% dos usuários dizem que gostos e interesses em comum são o que mais salta aos olhos quando estão em busca de uma conexão no comecinho do ano. Ter um estilo de vida parecido também pesa (48%), assim como deixar claras as intenções (30%).
“Nossa recomendação é aproveitar o Dia do Date como um momento de escolha consciente”, conclui Ramone. “Quando todo mundo entra ao mesmo tempo, quem sabe o que quer - e consegue comunicar isso - tende a se conectar melhor. Não é uma questão de sorte, mas de intencionalidade.”
Fonte: Beet House - Fernanda Meirelles


