quinta-feira, 17 de outubro de 2024

A importância da leitura na formação de cidadãos críticos

Imagem: reprodução

Meu propósito de todos os dias é salientar os benefícios da leitura na saúde mental, no melhor envelhecimento, para o aumento do vocabulário e no desenvolvimento das crianças, mas hoje quero focar em cidadãos que terão, através da leitura, um aumento no repertório intelectual, tornando-se donos de suas opiniões.

O hábito da leitura traz para o leitor diferentes visões de mundo através de olhares de autores diversos que vão sendo colecionados ao longo do tempo, gerando ideias, fazendo parte e trazendo caminhos diferentes para a própria visão do leitor.

A leitura proporciona ao leitor conexões e conteúdos que vão sendo elaborados e tornam esse indivíduo dono de suas convicções, assim, ele pode explicar os porquês de cada atitude sua perante o mundo, tornando-se um cidadão crítico.

O leitor que tem prazer e incorporou a leitura no seu dia a dia traz os conteúdos que vão sendo acumulados e integrados em sua vida profissional e social, com isso, ele se torna especial, interessante e enriquece as relações que vão contribuir com a sua carreira e amizades.

Você pode me perguntar se deve ler alguma coisa especifica e minha resposta é para você conhecer seus interesses e ativar o hábito da leitura através do prazer, assim, todo o resto virá automaticamente.

A leitura trará o conhecimento necessário para uma boa conversa, para discussões construtivas e para o desenvolvimento individual de cada leitor.

O incentivo à leitura desde a infância é importante, mas nem sempre possível. Famílias com outras urgências e pais não leitores não são espelhos para as crianças, mas isso não é desculpa, pois o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer tempo.

Nunca é tarde para começar!

Vem comigo!@daisygouveiaoficial

Por Daisy Gouveia


SOBRE DAISY GOUVEIA

Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital, host do Podcast ‘Leiture-se’ e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro 'Costurando Minha História' onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.

Fonte: Materia Primma / Renata Rebesco