sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Maranhão terá stand na Fruit Attraction realizada em São Paulo, busca investimentos na Espanha e destaca descarbonização do Porto do Itaqui

Imagem: reprodução

O governo do Maranhão acompanhou os três dias do maior evento de referência comercial para frutas e legumes no mundo, a Fruit Attraction, realizada em Madrid, na Espanha. Com o encerramento do evento na quinta-feira (5), o governador Carlos Brandão anunciou a presença de produtores maranhenses na edição que será realizada em São Paulo, em 2024.

“Pretendemos levar os nossos produtores que já trabalham nessa área, com o cultivo de banana, de abacaxi, de mamão. Temos vários produtores que precisam ser estimulados e apoiados e vamos fazer um grande stand para que esses profissionais possam fazer negócios e abrir mercado para a comercialização de suas produções”, pontuou Brandão.

Ao longo do evento em Madrid, o governador participou de palestras e apresentou as potencialidades do estado para a produção de frutas. Ele destacou a riqueza hídrica do estado, com mais de dez bacias hidrográficas e chuvas regulares, o que propicia a atividade em todas as regiões, além do solo fértil.


“O Maranhão precisa romper com esse paradigma de que não produz fruta. É um estado rico e a gente precisa mostrar que é possível. Estamos fechando um acordo com duas grandes empresas e vamos fazer um evento em São Luís para avançar com o programa de fruticultura, com a participação dessas empresas, que já atuam no Nordeste”, anunciou o governador.

 

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, destacou o empenho da gestão estadual em apresentar todas as potencialidades do Maranhão e também em dialogar com produtores, investidores e importadores. Ele afirmou que a edição brasileira do evento, em São Paulo, será uma grande oportunidade para os produtores maranhenses.


“Peço aos nossos produtores no Maranhão, que produzem melancia, banana, mamão, açaí, que se preparem, pois em 2024 nós estaremos na Fruit Attraction, em São Paulo. O Maranhão estará presente para demonstrar, com os nossos produtos, tudo que o nosso estado tem a oferecer para o Brasil e para o mundo”, declarou Diego Rolim.

 

A edição brasileira do evento foi anunciada com entusiasmo pela Ifema Madrid, uma das organizadoras da Fruit Attraction. A feira está prevista para ser realizada em São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de abril de 2024.

Maranhão busca investimentos na Espanha e destaca parceria inovadora para descarbonização do Porto do Itaqui


Maranhão busca investimentos na Espanha e destaca parceria inovadora para descarbonização do Porto do Itaqui


Casa de América, em Madrid, na Espanha - Carlos Brandão - Foto: reprodução

A Casa de América, em Madrid, na Espanha, foi palco de um importante encontro entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão e empresários de diversos setores, nesta sexta-feira (6). Brandão fez uma palestra destacando as vastas potencialidades do estado, buscando atrair investimentos para impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos aos maranhenses.


“O encontro na Casa de América foi uma grande oportunidade de passar informações sobre o Maranhão para empresários de várias naturezas, mostrando as potencialidades do estado em diversas ações de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Ações que podem render parcerias preciosas para o nosso estado”, afirmou Carlos Brandão.

 

Ainda na pauta da colaboração entre o Maranhão e a Espanha, uma das parcerias destacadas durante o evento foi a colaboração entre o Porto do Itaqui, localizado no Maranhão, e a Fundação Porto de Valência (Fundación Valenciaport), uma entidade de referência global em programas de descarbonização. O Itaqui e a Valenciaport formalizaram cooperação técnica em julho deste  ano, com o objetivo de elaborar um Plano de Descarbonização para o porto público maranhense.

Presente na Casa de América, o diretor de projetos e consultor em Estratégia e Inovação Portuária, Jonas Mendes Constante, expressou seu entusiasmo com a colaboração, afirmando: “O que a gente viu aqui foi o Maranhão como um mar de oportunidades para os investidores brasileiros e internacionais. Nós, como Fundação Valenciaport, instituição do principal porto espanhol, que atua bastante no Brasil e América Latina, enviamos uma equipe técnica para cooperar com o Itaqui, em colaboração para o plano de descarbonização do porto”, enfatizou.

O Porto do Itaqui está entre os primeiros portos públicos do Brasil a adotar um programa de descarbonização, o que pode resultar em créditos de carbono e uma infraestrutura mais resiliente às mudanças climáticas. Com um investimento estimado de R$ 1,8 milhão, a parceria com a Fundación Valenciaport visa contribuir para o esforço global de limitar o aumento da temperatura do planeta e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular o ODS 13, relacionado à mudança climática.


“O Porto do Itaqui será o primeiro porto brasileiro a estar preparado para esse processo de transição energética, que é muito importante não só para o setor público, portuário e marítimo, mas para a nossa sociedade. Estamos muito felizes em colaborar e participar do desenvolvimento do Porto do Itaqui”, disse Jonas Constante.

“Essa parceria é estratégica para promover os avanços necessários de melhoria contínua na gestão do meio ambiente do Itaqui, que já é reconhecida pela ISO 14001:2015. Vamos agora, junto com a Fundación Valenciaport, mapear nossas emissões, traçar metas de descarbonização e determinar as ações prioritárias necessárias para atingir esses objetivos”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

 

A reunião contou ainda com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Estavam presentes, no encontro, autoridades do Maranhão e do Rio Grande do Norte, além do diretor da Casa de América, Enrique Ojeda; o secretário geral do Conselho Espanha-Brasil, Carlos Abella; o secretário permanente do Conselho de Empresários Ibero-americanos, Nasciso Casado; o diretor geral para Ibero-américa e Caribe do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, Enrique Yturriaga; e diversos empresários.


Fotos: reprodução / divulgação

Potencialidade

Além do Porto do Itaqui, Brandão ressaltou, ainda, a qualidade do litoral maranhense. Mencionou que é o segundo maior litoral do Nordeste, e que é um recurso valioso para o desenvolvimento do estado. Este fator contribui para a possibilidade de fortalecer a produção de energias renováveis.

O encontro na Espanha reafirma o compromisso do governo do Maranhão em buscar parcerias e investimentos que contribuam para o crescimento do estado, fortalecendo a economia e melhorando a qualidade de vida da população.

A governadora Fátima Bezerra (RN) reforçou o sentimento de dever cumprido com a viagem a Madrid. "Encerramos nossa missão aqui na Espanha com resultados muito positivos nas nossas agendas. Voltamos para casa com sementes plantadas e parcerias formadas nos campos das energias renováveis, fruticultura e infraestrutura portuária", pontuou.

Fonte: ma.gov


Leia também: