quinta-feira, 2 de março de 2023

Cinco dicas para marketplaces encararem o Mês do Consumidor

Imagem: reprodução

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março, mas o mês inteiro acaba tendo um maior movimento no varejo.

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, popularmente conhecido como a ‘Black Friday do primeiro semestre’’. A data surgiu após uma declaração do ex-presidente norte-americano John Kennedy sobre a defesa dos direitos do consumidor em 15 de março de 1969, nos Estados Unidos. Desde então, o evento vem ganhando força e expandindo-se no varejo digital, sendo considerado a primeira grande data comercial do ano.

Assim como a Black Friday, o Dia do Consumidor não se limita a apenas um único dia. Nos últimos anos, a Semana do Consumidor tem conquistado relevância entre os clientes e comerciantes digitais, e agora já se fala no Mês do Consumidor. Pesquisa recente da AlliN aponta que, em 2022, os e-commerces faturaram R$7,8 bilhões logo na primeira quinzena de março, apontando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

De acordo com Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, a data é perfeita para o comércio eletrônico apostar em promoções e conseguir um ‘boom’ nas vendas, aproximando os clientes da empresa. Entretanto, a desconfiança em relação às compras online ainda é um obstáculo para o comércio eletrônico no Brasil. “O papel do marketplace é muito importante para passar essa credibilidade. É possível observar diversas propagandas como ‘devolva sem custo’, que fazem o cliente ficar mais confiante”, avalia.

Pensando nisso, Garcia listou cinco pontos que os marketplaces devem se atentar para garantir um bom proveito do evento neste ano:

1. Promoções atrativas

Pensando em um mês de alto lucro para os varejistas, é importante que os comércios online tenham promoções que fujam do lugar comum e chamem a atenção dos clientes. “O vendedor pode realizar uma pesquisa de campo, focando nos produtos que estão em alta no momento. Ao apostar em itens que estão sendo cobiçados, colocando um menor preço, os consumidores optam por adquiri-los em sua loja, fazendo com que seu lucro seja maior. Um dos melhores marketings que uma empresa pode apostar é na ‘atração visual’, pois quando os clientes batem o olho já se interessam por aquela propaganda”, aconselha o executivo.

2. Estratégia na divulgação

Quando um evento desse tamanho acontece, os varejistas costumam investir em ações estratégicas para divulgar suas promoções e produtos, na intenção de atingir novos públicos. “Além da ação de marketing, os vendedores podem apostar em propagandas nas redes sociais, como: publicações com datas e horários que irão disponibilizar cupons de desconto, produtos que estarão sendo comercializados e até mesmo, realizar campanhas específicas para a semana”, sugere Garcia.

3. Experiência do consumidor

Uma experiência de compra satisfatória ao cliente deve ser valorizada todos os dias, não somente no Dia do Consumidor, ou na Semana do Consumidor. Muito além dos benefícios como o frete grátis e cupons de desconto, é necessário oferecer um bom atendimento ao comprador desde o pedido, até a entrega do produto. “Cada vez mais usuários prezam pela eficiência e praticidade das lojas, assim como um atendimento simplificado e que de fato dê atenção às dúvidas e problemas que possam surgir durante a compra”, destaca.

O CEO da Petina enfatiza que o contentamento do cliente pode resultar em recompras ao decorrer do ano e agregar valor à reputação do negócio online através de feedbacks e indicações. “O processo de pós-venda, também não deve ser deixado de lado, pois é nesse contato que a marca estreita a relação com o consumidor e fideliza o seu público”, recomenda.

4. Vantagens no frete

Um dos empecilhos que mais impactam nas vendas através de e-commerces e marketplaces é o valor do frete na hora de realizar o envio dos produtos. Quando os vendedores conseguem minimizar tal custo, se destacam entre os demais, fazendo com que os consumidores voltem a comprar em seu e-commerce.

“Muitos marketplaces – como o Mercado Livre – realizam um sistema de benefícios, onde os compradores possuem vantagens ao realizar compras pela plataforma. Um desses benefícios é o desconto no frete. Dependendo da quantidade de produtos e valor atingido em um único carrinho de compras – normalmente é de R$79,90 – o frete é isento para o consumidor e fica sob a responsabilidade do vendedor. Uma vez que os varejistas conseguem ganhar a confiança dos clientes em relação ao tempo e valor do envio dos produtos, há uma grande chance de terem um público fiel, e o Mercado Livre possui uma eficiência única em relação às entregas.” diz.

5. Se atente ao meio de pagamento

Muitas vezes, o cliente deixa de realizar a compra no e-commerce pelas opções restritas de pagamento, ou até mesmo por não sentir segurança no site ao preencher as informações sensíveis do cartão de crédito. ‘’A plataforma deve disponibilizar ao comprador o máximo de opções de pagamento possíveis; Pix, cartão de crédito e boleto bancário são indispensáveis. O processo até o clique final precisa ser o mais transparente e fluido possível, e de preferência, no próprio site, para que não gere desconfiança no cliente’’, finaliza Garcia.

Fonte: mercadoeconsumo