![]() |
Imagem: reprodução |
Com a evolução da IA nas plataformas de anúncios, hoje o trabalho de Growth, que anteriormente era o Tático de mídia on-line, se tornou mais leve quando o quesito é a quantidade de tarefas.
O trabalho não se tornou menos estratégico, na verdade, o tempo para pensar estrategicamente é maior e devemos aproveitar essa oportunidade.
Então, como você potencializa os algoritmos de inteligência artificial das plataformas de anúncio?
O planejamento inicial e a arrumação da casa é a parte mais importante de todo o processo, caso tenha qualquer ação mal executada coloca o restante em risco de não performar.
O mais importante nesse momento é a gente entender a lógica, tanto o Meta (Facebook), quanto o Google evoluíram muito em seus algoritmos de IA para anúncios, pelo motivo mais óbvio: essas plataformas querem que as pessoas tenham mais resultados e anunciem cada dia mais.
No início era meio desesperador e a única coisa que aumentava era o custo, o que deixou algumas pessoas,, traumatizadas e bem hesitantes em deixar com que a ferramenta fizesse o trabalho. Porém, com o tempo voltamos a testar e hoje, quando aplicadas algumas técnicas simples, os resultados são impressionantes e só nos resta uma verdade: não tem mais como competir com os algoritmos de IA. Um humano não consegue fazer tantos cálculos simultâneos, isso seria tecnicamente impossível. Então vamos ao passo a passo de como você pode potencializar suas campanhas?
PASSO 01: ALIMENTE O ALGORITMO
O primeiro passo é alimentar os algoritmos, no caso do Google, suas conversões e no caso no Facebook, os pixéis de conversão. Parece muito óbvio, mas não basta a gente enviar as informações de qualquer forma, aqui existem muitas pegadinhas.
Por exemplo, se no seu caso a venda é feita através da geração de leads e por uma equipe de vendas. Um erro muito frequente aqui é simplesmente enviar qualquer tipo de conversão, como um clique no botão do WhatsApp, um telefone ou o envio de um formulário bruto. Isso vai fazer com que o algoritmo priorize a quantidade de leads e não a qualidade, inclusive com a grande possibilidade priorizar os leads de baixa qualidade porque geralmente são os com menor custo.
Em consultorias, eu crio um sistema de pontuação do lead, realizada pela equipe de vendas e só passo para as plataformas de anúncio os qualificados, inclusive com pesos diferentes. De uma forma muito simples, o lead bom vale mil pontos, o ótimo vale cinco mil pontos e o excelente, quinze mil pontos. Então o algoritmo não só entende o que é um lead qualificado, como também prioriza os leads excelentes. Aqui não existe regra, você pode montar sua lógica de cálculo, o mais importante é entender o conceito, de alimentar priorizando seus leads qualificados e é aí que a mágica começa.
No caso de e-commerce ou compras online, nunca se esqueça de enviar o valor da compra, assim ao longo do processo você pode, por exemplo, subir campanhas automatizadas para ticket médio ou algum ticket específico. Outro erro comum é somente enviar as compras, absolutas, sem o valor delas.
PASSO 02: FAÇA CAMPANHAS SIMPLES
Anteriormente, no Google criávamos campanhas super complexas com o máximo de palavras-chave, segmentadas em inúmeras campanhas e grupos de anúncio. E isso fazia sentido já que precisávamos verificar o que dava mais resultados manualmente. Além disso, as campanhas mais complexas costumavam performar melhor. Porém, isso deu uma reviravolta completa e hoje as campanhas mais simples, com menos palavras deixam o algoritmo mais a vontade para poder trabalhar. Podemos agora abrir um pouco mais, não segmentar tanto já de início e deixar ele ir entendendo o que realmente funciona ali.
Com campanhas mais simples, confiamos no algoritmo e ele nos beneficia por isso. Digo hoje que a estruturação das campanhas é muito mais estratégica, segmentarmos os produtos e os serviços, principalmente se a margem deles diferir, pois podemos em algum momento querer otimizar por ROAS. Esses são os desafios que precisamos nos preocupar e não perder tempo e focar em incluir estruturas complexas.
PASSO 03: DESCUBRA O NÚMERO MÁGICO
Outra dúvida muito frequente é quando podemos virar campanhas para otimizações automáticas. A minha dica é não começar as campanhas já otimizadas automaticamente, o algoritmo precisa ter histórico de dados para conseguir prever corretamente. O que acontece quando já começamos com lances automáticos, é ele gastar demais e demorar mais tempo para conseguir performar bem.
Então o início deve ser manual, e gradualmente você migra para campanhas automatizadas, fazer isso te gera muita economia. Mas, quando e como realizamos essa migração?
Digo que existe um número mágico, e também um tempo mínimo. Cada segmento pode variar, por exemplo, existem setores que em um dia você gera mais de 500 leads e outros que em um mês se você conseguir 20 é um bom número. Devemos levar isso também em consideração e aumentar o número mágico ou reduzi-lo. Porém, para termos um parâmetro, eu diria que não migro uma campanha de manual para automática com menos de 50 conversões ou 1 mês, logo esse é o número mágico, podendo variar em alguns segmentos.
Mais uma vez, o mais importante é entendermos o contexto de que para começar a trabalhar com campanhas automatizadas é mais efetivo quando a sua conta já tem um histórico de conversões.
PASSO 04: MIGRE GRADUALMENTE
Por último, depois que você já tem campanhas manuais com histórico de conversão, não migre tudo de uma vez. Minha dica é sempre duplicar as campanhas e ir migrando os seus investimentos gradualmente. Quando as campanhas automatizadas começarem a ter um desempenho melhor do que as manuais, aí sim todo o investimento pode ser centralizado nelas, mas isso sem apagar as campanhas manuais, pois algumas vezes, o algoritmo pode travar e parar de performar, assim até que ele seja corrigido sua empresa não ficará sem resultados.
CHECKLIST GERAL:
- Alimente os Algoritmos corretamente (Leads Qualificados com pesos diferentes);
- Faça Campanhas Simples, mas ESTRATÉGICAS;
- Encontre o seu Número Mágico antes de migrar as campanhas para otimizações automáticas;
- Migre gradualmente e não apague as suas campanhas manuais.
Por João Thiago Ramos - sócio-fundador e CPO da Proteína Digital.
Fonte: mercadoeconsumo