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Cerca de 70 empresas brasileiras participam da Anuga 2021, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, referência para os setores de supermercados e de foodservice (que envolve indústrias, distribuidores e operadores de bares e restaurantes), que vai até quarta-feira (13) em Colônia, na Alemanha. Neste ano, a feira se posiciona também como o primeiro grande evento de negócios em nível global a voltar ao formato presencial depois do começo da pandemia de covid-19.
A Anuga é realizada a cada dois anos pela Koelnmesse em cooperação com a Associação Federal do Comércio Varejista Alemão, a Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas e a Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes. Em entrevista, a parceira oficial do evento, a VP de Food & Food Technology da Koelnmesse GmbH, Anne Schumacher, fala sobre as expectativas em relação à feira e as principais tendências do setor de alimentos e bebidas no mundo todo.
A Anuga 2021 é um dos primeiros eventos de grande porte realizados desde que a pandemia de covid-19 começou. A demanda reprimida por eventos e networking pode favorecer a feira neste ano?
Anne Schumacher: Estamos convencidos de que feiras como a Anuga proporcionam aos expositores e visitantes a plataforma ideal que ajuda na aceleração da retomada de negócios e no rápido sucesso no pós-pandemia. O setor tem ressaltado o quanto todos estão ansiosamente aguardando a realização desta edição da Anuga, após tanto tempo sem feiras presenciais. Uma pesquisa recente conduzida com mais de 4 mil participantes reafirma esse intenso interesse na feira. Por exemplo, 88% dos participantes da pesquisa planejam visitar a Anuga 2021 e 54% desses participantes pretendem participar exclusivamente da feira física. Assim, 34% indicaram que pretendem participar da feira física e da versão digital. Mais de 80% dos entrevistados responderam que estão aguardando ansiosamente para finalmente visitar novamente feiras físicas como a Anuga e 73% estão convencidos de que a visitação de uma feira física é necessária no setor de alimentos e bebidas e que elas são insubstituíveis. Da mesma forma, 85% indicaram que a busca por produtos para seus negócios depende da participação em feiras de negócios.
É lógico pensar que a covid-19 tenha mudado o setor de feiras de negócios e acelerado de forma expressiva a digitalização do setor. Durante a pandemia, organizadores de feiras de negócios têm encontrado novos modelos e novos formatos, principalmente no mundo digital. Porém, a resposta dos diversos setores é clara: eles querem voltar aos pavilhões. Querem encontrar, descobrir novos produtos e experimentar coisas novas. Quando se fala em alimentos e bebidas, uma plataforma digital não tem condições de substituir a degustação, o cheiro ou o descobrimento da textura do produto.
M&C: Apesar da realização da feira, muitas pessoas ainda devem deixar de comparecer por questões relacionadas à covid-19. Como a Koelnmesse espera atender ao público que não conseguirá ir?
Anne Schumacher, VP de Food & Food Technology da Koelnmesse GmbH, organizadora da Anuga - Foto: Reprodução |
A.S.: A Anuga 2021 será realizada em formato híbrido pela primeira vez na história. Ou seja, para esta edição disponibilizamos a nossa nova plataforma digital “Anuga @home” como complemento para os visitantes da feira física e para os que não poderão ir até Colônia este ano. Esta plataforma inclui diversos componentes digitais, tais como showrooms digitais de todos os expositores na feira física, uma programação extensa de palestras e workshops sobre as mais atuais tendências, novidades, perspectivas para o futuro e insights do mercado. Além disso, expositores, visitantes e a imprensa podem fazer networking com a utilização de ferramentas modernas da plataforma. Utilizando inteligência, a plataforma também faz “matchmaking” e indica profissionais com os mesmos interesses. A “Anuga @home” poderá ser acessada nos dias 11 a 13 de outubro e a sua utilização poderá continuar após a realização do evento com o conteúdo que disponibilizaremos sob demanda.
M&C: Qual o tamanho da participação brasileira, entre expositores e público, e qual a expectativa de crescimento dessa participação nos próximos anos?
A.S.: Aproximadamente 70 empresas brasileiras estão participando da Anuga 2021, o que só pode ser considerado um resultado de grande êxito, considerando as dificuldades que todo o mundo passou durante a pandemia. O Brasil tem uma forte tradição de participação na Anuga, principalmente no setor de proteína animal, mas infelizmente algumas empresas não puderam participar desta edição. Por isso, esperamos um aumento bastante significativo na presença das empresas brasileiras em 2023, quando a situação da pandemia estiver estável. Ao mesmo tempo, estamos aguardando com muito entusiasmo a realização da Anufood Brazil 2022 [ de 12 a 14 de abril de 2022 em São Paulo], que enxergamos como uma feira muito importante para o mercado brasileiro e para as empresas exportadoras ao redor do mundo que têm interesse no Brasil, bem como na América do Sul. Assim sendo, conseguimos apoiar as estratégias de expansão internacional dos nossos clientes com as feiras que proporcionam oportunidades de novos negócios na região.
M&C: Os números registrados até agora de expositores e credenciados na Anuga indicam que a retomada do setor de eventos será forte?
A.S.: Sim, com certeza. É claro que não alcançaremos os números dos últimos anos da feira, mas com mais de 4.600 expositores de 97 países nós somos a maior feira de negócios da Europa, senão a maior no mundo, quando se fala em feiras com tanta representatividade de expositores após o começo da pandemia. Nas últimas semanas, a procura por áreas disponíveis na feira até aumentou novamente. Também, no lado da visitação da feira, vimos um aumento significativo na movimentação nos últimos dias. Porém, como vimos já com o número final de expositores confirmados, esperamos que a quantidade total de visitantes na feira também sofra uma queda este ano. Ao mesmo tempo, o aumento no número de visitantes pré-credenciados nas últimas semanas demonstra claramente o quanto o setor quer voltar para o pavilhão e para os encontros presenciais. Essa movimentação e esse comprometimento confirmam a importância global da Anuga como a plataforma número 1 de negócios e inovação para o setor de alimentos e bebidas.
M&C: Depois de tantas transformações provocadas pela pandemia, inclusive no consumo de alimentos, quais serão as principais tendências reunidas na Anuga de 2021?
A.S.: Percebemos uma forte tendência com destaque para as proteínas alternativas, bem como as inovações no segmento “plant-based”. Além disso, as tendências de “clean label” e “free-from”, bem como alimentação saudável, têm sido importantes. Pensando nessas movimentações de mercado, a Anuga 2021 apresenta projetos especiais que mostram produtos alternativos à proteína animal e alternativos de laticínios, inovações de “clean label” e, além disso, a tendência crescente de “cell-based meat” será apresentada pela primeira vez na história da Anuga dentro da programação oficial do congresso “New Food”. A pandemia incrementou mais ainda a demanda por alimentos saudáveis e naturais, portanto também por produtos mais convenientes. O setor de congelados oferece muitas inovações, tais como refeições prontas.
Fonte: mercadoeconsumo