quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Após repercussão negativa, WhatsApp adia início de sua nova política de privacidade

Imagem: Reprodução
Termos passariam a valer em 8 de fevereiro, mas aplicativo decidiu estender prazo para 15 de maio.

O WhatsApp anunciou que irá adiar o início de sua nova política de privacidade para 15 de maio — a data anterior era 8 de fevereiro. O aplicativo já vinha avisando os usuários em relação as novas condições se quiserem continuar usando a plataforma, que prevê o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do aplicativo de mensagens.

A extensão do prazo servirá para que as pessoas tenham mais tempo de entender a política, segundo a companhia. A nova data também coincide com as mudanças que vão acontecer na coleta de dados em conversas com contas comerciais. A partir de agora, o Facebook vai oferecer hospedagem de mensagens para as companhias.

Repercussão negativa

O anúncio de novidades na política de privacidade gerou desconfiança entre usuários — aplicativos concorrentes como o Telegram e o Signal foram baixados milhões de vezes desde que a notificação surgiu para os usuários do WhatsApp.

De acordo com informações dadas pela empresa à AFP, a nova regra prevê o compartilhamento de informações adicionais entre WhatsApp e Facebook e outros aplicativos do grupo, como Instagram e Messenger. Isso inclui dados do perfil, mas não o conteúdo das mensagens, que seguem sendo criptografadas, conforme a empresa.

No entanto, informações sensíveis, como números de contatos, atualizações de status, dados sobre a atividade do usuário — tempo de uso ou o momento em que ele está on-line, por exemplo — e foto de perfil também são passíveis de compartilhamento. A nova regra também abrange informações como número de telefone, marca e modelo do celular.

O número de IP, que indica a localização da conexão à internet e pagamento ou transação financeira realizada através do WhatsApp também serão compartilhados. O volume de downloads do aplicativo caiu 11% nos sete primeiros dias de 2021 em compração com a semana anterior, segundo a plataforma de análise de dados Sensor Tower.

Fonte: saoluisdofuturo