domingo, 26 de abril de 2020

Dr. Gutemberg sugere cuidado e tratamento de pacientes com Covid-19 no estágio inicial e denuncia que UPAS e postos de atendimento estão liberando pacientes com sintomas e sem acompanhamento

Foto: Reprodução
O médico e vereador Dr. Gutemberg alerta para que embora o poder público esteja criando leitos, sobretudo de UTIs, é importante atacar a doença ainda no estágio inicial. Para isso, ele sugere a criação de leitos específicos em hospitais tradicionais ou de campanha, que serão destinados exclusivamente para os pacientes que estejam com os sintomas iniciais da doença.

Dr. Gutemberg explica que a situação atual se equipara a um funil, caracterizado pelo grande número de pacientes com a Covid-19 que, após o agravamento da doença, não conseguem leitos em UTIs.

“O que se vê nas UPAs, postos de atendimento e hospitais é um número cada vez maior de pacientes que buscam atendimento, mas são liberados e não recebem o devido acompanhamento. Poucos compram remédios ou tomam os cuidados necessários. E quando esses pacientes retornam, já precisam de internação em UTI. Por isso, precisamos atacar o nascedouro do problema”, afirma.

O vereador destaca que, apesar de todos os esforços que o Governo do Estado tem feito para ampliar o número de leitos, se o número de casos da doença continuar aumentando o sistema de saúde pode entrar em colapso. O mesmo pode acontecer com o setor funerário se a situação sair de controle.

“Hoje todos os esforços são para criar leitos clínicos para doentes de média gravidade e leitos de UTI para doentes em estágio gravíssimo. Mas, precisamos investir em leitos e atendimento para os doentes na fase inicial. Dessa forma, aumenta-se a probabilidade de cura e diminui a sobrecarga dos leitos de UTI”, aconselha Dr. Gutemberg.



Sá Marques denunciou a morte de três pessoas de uma mesma família 


Ontem (25), em um blog local, o vereador Sá Marques denunciou a morte de três pessoas de uma mesma família no bairro Ivar Saldanha sob suspeita de contaminação do covid-19. O pai morreu com suspeita, o filho morreu no dia seguinte com sintomas, enterrado inclusive com o protocolo de proteção e o outro filho estava entre a vida e a morte na UPA do Vinhais.

O vereador também tem cobrado para que sejam retiradas amostras de sangue de pessoas que tem ido a óbito por suspeita de coronavírus para que tenhamos a real situação. O número de óbitos pode ser infinitamente maior do que o que tem sido divulgado. 


Não tem kits de testes para todos e estão sendo testados apenas aqueles em estado grave. Isto demonstra que milhares de famílias jamais vão saber a causa da morte de seus entes queridos e as autoridades não terão um quadro real desta doença. 

Fontecamara.slz / Notícia dos Blogs


Comentário

A SES precisa implementar ações que tratem pacientes com os primeiros sintomas, é de fundamenal importância que estes pacientes tenham o devido isolamento e não sejam liberados como está ocorrendo nas UPAS e postos de atendimento ou correremos o risco de um alastramento maior do vírus por todo o estado. 

O COVID-19 já se mostrou um vírus traiçoeiro e de grande capacidade de contaminação,  colocando nações inteiras de joelhos, não se pode negligenciar pacientes sintomaticos da forma como as UPAS e postos de atendimento estão fazendo, isso só vai causar um maior número de casos como vem ocorrendo nas últimas semanas.

Pessoas estão morrendo em casa e contaminando entes queridos, já houve relatos de pessoas isoladas em hoteis da capital e não houve qualquer esclarecimento de como estão sendo tratados esses casos ou como a SES vem fazendo o acompanhamento desses turistas.

De fato, como afirma o médico e vereador Dr. Gutemberg, a estratégia para impedir o alastramento do COVID-19 no estado, é também, implementando ações no cuidado a pacientes quando o virus manifesta-se nos estágios iniciais, diminuindo assim a necessidade de leitos de UTI quando a condição do paciente se agrava.