![]() |
Foto: Reprodução |
O Google apresenta uma nova função em seu sistema digital de pagamentos, o Google Pay. Nos próximos dias, usuários com smartphones Android poderão fazer compras online usando cartões de débito. O recurso foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro e tem como objetivo oferecer uma nova opção de pagamento para o varejo além do uso de cartões de crédito e boleto bancário.
Inicialmente, a função é compatível para cartões do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú e poderá ser usada para compras em sites e aplicativos parceiros, como Ifood, Grin, Peixe Urbano, Rappi e Yellow, que vão oferecer descontos e benefícios para os usuários.
Para usar o novo recurso, é preciso fazer uma autenticação para confirmar a identidade do usuário antes da primeira compra. Uma vez validado, basta selecionar a opção do Google Pay no momento da compra e escolher a função débito. A novidade é gratuita tanto para o usuário quanto para o lojista.
De acordo com a empresa, o procedimento vai permitir maiores índices de aprovação e menos risco de fraude nas transações online. O número do cartão não é compartilhado com o varejista. Em vez disso, o sistema de pagamentos do Google envia um número de conta virtual.
A meta é que qualquer lojista passe a disponibilizar a opção para seus clientes. Segundo João Felix, líder de estratégia e operações do Google Pay para a América Latina, a estratégia pode mais que dobrar o potencial do mercado de e-commerce no Brasil. Atualmente, 50 milhões de brasileiros compram pela internet usando cartões de crédito — número que poderia subir para 110 milhões.
João Felix conta que o Brasil tornou-se um mercado prioritário para o Google na busca pelo próximo bilhão de usuários. Além disso, segundo ele, é uma oportunidade para os 60 milhões de consumidores que possuem apenas cartão de débito realizarem compras online de forma eficiente, segura e fluída.
Desde o lançamento no Brasil, em novembro de 2017, o Google Pay já conta com opção de pagamento com débito e crédito para smartphones em maquininhas por aproximação.
Fonte: saoluisdofuturo