sábado, 4 de outubro de 2025

Carreira em Ascenção! Taynah Camarão acumula 6 mamatinhas em 4 municípios do Maranhão, somando 74 horas semanais

Imagem: reprodução

NEPOTISMO CRUZADO? Esposa do vice-governador Felipe Camarão acumula seis empregos públicos em quatro municípios

Para cumprir a carga horária em diferentes órgãos públicos, Taynah Soares de Souza Camarão, teria que se tornar “onipresente”.

Documento o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, oriundo do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, do Ministério da Saúde (MS), revela que a médica Taynah Soares de Souza Camarão, esposa do vice-governador Felipe Camarão, do PT, acumula funções públicas simultâneas que não coadunam, legalmente, com a carga horária.

Taynah Camarão atua como “Psiquiatra” no Centro de Atenção Psicossocial Dra. Helena Maria D Ferreira, no município da 1 - Raposa, com uma jornada de 20 horas semanais, mesma quantidade do plantão como médica de “Clínica Geral” em que deveria atender pacientes da Policlínica Vinhais, em 2- São Luís.


Taynah Camarão possui seis vínculos em seis diferentes órgãos públicos,
simultâneos… - Imagem: reprodução


Mas não é só isso. Como médica de “Clínica Geral”, a esposa do pestista também possui dois vínculos: um na Policlínica da Vila Luizão, na capital, com 8 horas semanais; e outro na UPA do Parque Vitória, em 3 - São José de Ribamar, com 12 horas semanais.

Além de atender nestas quatro unidades de saúde da rede pública municipal e estadual, também reserva tempo para trabalhar como “Psiquiatra” em outras duas cidades: no Centro de Especialidades, em 4 - Vargem Grande; e na Secretaria Municipal de Saúde, em São José de Ribamar, ambas com 8 horas semanais.

Conforme apuração do Blog do DC, o acúmulo dos seis cargos totaliza 74 horas semanais, conforme consta no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), portanto, para um servidor público conseguir cumprir a carga horária seria necessário ser “onipresente”. Ainda assim, uma portaria do Ministério da Saúde proíbe o cadastramento no sistema de profissionais com mais de dois vínculos em empregos públicos. A fiscalização deve ser feita pelos gestores do setor.

– Nepotismo cruzado?

A ‘onipresença’ de Taynah Camarão nos seis empregos públicos dos quatro municípios vem à tona dias depois do marido gravar um ‘vídeo’ sobre aula de nepotismo no Maranhão'.


FAÇAM O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO...



O problema, contudo, é que o ‘professor’ Felipe Camarão esqueceu de complementar os ‘ensinamentos’ tratando do nepotismo cruzado. É o caso, por exemplo, quando prefeitos de determinadas cidades nomeiam a esposa de um vice-governador sabe-se lá por qual motivo.

É escancarado que essa manobra disfarça o “nepotismo cruzado” e viola os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa previstos na Constituição, sendo vedada pela legislação, como o Decreto nº 7.203/2010, e caracterizada como improbidade administrativa.

Então, como condenar exatamente o que pratica!? Seria deboche à opinião pública ou puro suco de falso moralismo?!


Fonte: Blog do Domingos Costa


Leia também: