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| Imagem: reprodução |
Documento, criado com Ronaldo Lemos, estabelece diretrizes para o uso responsável de IA na publicidade e reforça compromisso com transparência e governança
A DM9 apresentou nesta ultima quarta-feira (22) o Manual de Diretrizes para o Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial, um código de autorregulação inédito no mercado publicitário. O documento, desenvolvido com consultoria do advogado e especialista em tecnologia Ronaldo Lemos, propõe boas práticas para orientar o uso da IA nos processos criativos, estratégicos e operacionais da agência.
A iniciativa surge após a polêmica envolvendo videocases da agência no Cannes Lions 2024, que resultou na perda de prêmios e na rescisão de contrato com a Whirlpool. “O que aconteceu não tem código que evitaria. Foi uma quebra de confiança. O ocorrido fez com que o mercado repensasse o papel de Cannes e como atuar daqui para frente. O código não evita esse tipo de coisa, mas cria camadas de proteção no dia a dia”, afirmou Pipo Calazans, CEO da DM9.
O manual — com 60 páginas — está dividido em duas partes. A primeira apresenta um código de conduta em dez fases, que cobre todas as etapas do fluxo publicitário: da chegada do briefing à governança final. A segunda parte traz um guia prático de implementação, com exemplos e protocolos de rastreabilidade, incluindo o registro de prompts, revisão humana obrigatória e planilhas de auditoria de uso de IA.
“O que estamos fazendo é criar rastreabilidade. Estamos sugerindo que haja revisão humana, preservação dos prompts e registro detalhado do uso da tecnologia”, explicou Lemos. O texto foi inspirado em parâmetros de países como Reino Unido, Estados Unidos, Singapura, Canadá, Espanha e França, e está alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao EU AI Act.
Além do documento, a DM9 criou um Comitê de Ética em IA, responsável por supervisionar a aplicação das diretrizes, revisar campanhas e atualizar o manual conforme o avanço da tecnologia e da regulação. A agência também iniciou um programa interno de treinamentos, que deve envolver todos os departamentos.
“A nossa expectativa é que esse projeto deixe um legado importante para o mercado publicitário. É mais um passo para ressignificar a DM9”, destacou Calazans.
Fonte: ADNEWS

