quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Rua Digna beneficia moradores com saneamento básico

Foto: Nael Reis - Rua Digna na Cidade Olímpica - Reprodução
O Mutirão Rua Digna já garantiu a pavimentação de mais de 130 vias em vários bairros de São Luís. É um programa do Governo do Maranhão para transformar ruas que passaram décadas abandonadas pelo poder público.

O projeto leva qualidade de vida à população, por meio da geração de trabalho e renda em pequenas obras de pavimentação de ruas com bloquetes, dando oportunidade aos trabalhadores, que são moradores das próprias localidades beneficiadas.

Esse foi o caso do pedreiro Valdimar dos Santos Moraes, morador do Residencial Tiradentes, bairro localizado na região da Cidade Olímpica, que trabalhou na recuperação da rua onde mora.

Valdimar trabalhou desde o início das obras e recebeu remuneração durante os sete meses de atividades do projeto Rua Digna no Residencial Tiradentes.

“Foi um projeto muito bem visto pela comunidade. Todo mundo apoiou e se uniu em prol de um benefício. Tive três amigos que trabalharam comigo. Daria nota 10 ao programa”, ressaltou Valdimar.

Dimensão social

A dimensão social também é uma das marcas do Mutirão Rua Digna, já que parte dos bloquetes utilizados nas pavimentações é fabricada por detentos como medida de ressocialização.

Atualmente existem oito fábricas de blocos de concreto e meio-fio em funcionamento nas Unidades Prisionais da Grande São Luís. Por mês, essas frentes de trabalho produzem mais de 120 mil peças, que são fornecidas à Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), pasta responsável pelo programa.



Mais obras

Mais R$ 385 mil serão investidos para a conclusão de obras do programa Mutirão Rua Digna em São Luís. Os recursos serão utilizados nas etapas finais de mais obras na cidade, gerando cerca de 100 vagas de trabalho temporário e beneficiando mais de 1.200 pessoas.

O secretário de Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, informou que um novo edital do programa será lançado ainda este ano. “O novo edital vai investir até R$ 6 milhões, aquecendo o mercado da construção civil, gerando mais postos de trabalho no setor e, claro, melhorando a qualidade de vida dos maranhenses”, informou.

Nos municípios da Grande Ilha de São Luís e em 30 cidades que fazem parte do Plano Mais IDH, o programa Rua Digna já garantiu mais de 2.806 postos de trabalho temporário, e 55.890 pessoas foram beneficiadas.

Fonte: GOV.MA