![]() |
| Imagem: reprodução |
Em palestra, o médico pesquisador e especialista em longevidade fala sobre importância da prevenção e prejuízo das redes sociais
A busca pela longevidade e pela melhor performance é um dos imperativos da atualidade. Prova disso é o sucesso de Outlive, livro escrito por um médico, pesquisador e especialista no tema, o canadense Peter Attia. Diretamente do palco da 25ª edição do hsm+ - maior evento de gestão, inovação e liderança da América Latina - Attia destacou que o segredo para unir expectativa e qualidade de vida é necessário estratégia, tempo e hábito.
“O caminho é evitar o surgimento das doenças crônicas e seguir um acompanhamento individualizado. Não é só sobre diagnosticar e tratar, mas sobre prevenir, acompanhar de forma multidisciplinar”, afirma Peter Attia, para uma plateia de três mil pessoas.
Muito aguardada pelo público, a participação do médico foi mediada por Guilherme Soarez, CEO da Integrali Educação, e também passou por pontos como futuro da saúde, IA e saúde mental.
“O cuidado adequado com a saúde envolve prevenção, mas vai além. Também engloba segurança, combate à pobreza. As pessoas precisam ter condições de cuidar de si próprias. O custo de se alimentar bem, se fazer uma atividade física, com certeza vai ser mais barato do que um tratamento médico ou uma noite de internação num hospital”, diz Attia.
O médico, que levou sete anos para escrever o best-seller Outlive, revelou ter um perfil perfeccionista e ser muito duro consigo mesmo. Característicos que, segundo ele, conseguiu melhorar com o tempo: “Posso errar, mas não tenho mais raiva de mim mesmo”, afirma.
Ao ser perguntado sobre a epidemia de problemas de saúde mental, o médico canadense disse que essa questão é indissociável do uso excessivo de telas e redes sociais. “Quando eu era criança, o mundo era o que víamos na nossa frente, ao redor. A auto-comparação que vem com as redes sociais é muito prejudicial, reforça muito mais um lado negativo do que positivo”, comenta.
Finalizando sua participação no evento, o pesquisador ainda deu um conselho: “Desliguem as redes sociais, parem de seguir influenciadores, foquem nas coisas básicas, simplifique. Não fique neurótico querendo fazer tudo de uma vez. A construção da saúde exige estratégia e constância. Um passo de cada vez”, aconselha.
A edição especial de 25 anos do hsm+ vai chegando ao fim após dois dias dedicados a discussões que anteciparam tendências e transformações no mundo dos negócios. Temas como longevidade, liderança, transformação digital e IA foram destaque em outras palestras, como as de Yuval Noah Harari, André Esteves, Bernardinho, Marília Fiuz
Bernardinho destaca disciplina e propósito em palestra sobre liderança no hsm+ 2025: "São os hábitos diários que constroem a verdadeira excelência"
Seis vezes medalhista olímpico, técnico discutiu o papel do líder na formação de novas gerações, ao lado de Luís Vabo e Ricardo Basaglia
Como desenvolver lideranças de alta performance? Foi a partir desta pergunta que o técnico multicampeão Bernardinho guiou sua participação no hsm+ 2025, maior evento de gestão e liderança da América Latina, que ocorre desde ontem no Transamérica Expo, em São Paulo.
Ao lado de Luís Vabo (fundador da Vabo23 Educação) e de Ricardo Basaglia (CEO da PageGroup), o técnico seis vezes medalhista olímpico - duas delas no topo do pódio - dividiu sua experiência à frente de uma equipe de alta performance, ao falar sobre disciplina, propósito e resiliência. Ressaltando que a liderança exige mais do que resultados técnicos, o treinador comentou que o que realmente diferencia um líder são as competências que ele decide desenvolver dentro de si. “O ser humano evolui por três Cs: conveniência, convicção e consciência. Liderar é um processo contínuo de aprendizado; é servir”, comenta.
Luís Vabo, que tem longa experiência com educação de líderes, endossou o técnico comentando que “a liderança nasce do exemplo”, defendendo consistência e coerência como pilares do desenvolvimento humano. Basaglia, por sua vez, alertou para os riscos da vaidade corporativa. “O maior inimigo de uma carreira é a arrogância. O verdadeiro desafio das lideranças está em saber lidar com os egos, inclusive o próprio”, afirma.
Encerrando o painel, Bernardinho reforçou que o sucesso é sustentado pela constância e pela capacidade de lidar com o desconforto. “Chegar lá não é fácil, mas se manter lá é ainda mais difícil. É o inconformismo que nos faz evoluir”, conclui.
Encerrando edição do hsm+ deste ano, o segundo dia do evento ainda conta com nomes como o médico e pesquisador Peter Attia, que estreia no Brasil com palestra sobre longevidade, tema do best-seller Outlive; Leo Farah (gestão de crises); Denise Santos (CEO da BP); João Branco (marqueteiro) e Marília Fiuza (coach de executivos C-level), em painéis sobre inovação, saúde e liderança.
Sobre o hsm+
O hsm+ é o mais relevante evento de gestão, liderança e inovação da América Latina. Com 25 anos de história, é promovido pela HSM, maior plataforma de educação corporativa do país, e realizado em parceria com o grupo internacional MCI. Reconhecido por reunir líderes, especialistas e pensadores de todo o mundo, o evento é um espaço de conexão e transformação, fomentando um ambiente fértil que antecipa tendências, estimula o debate de ideias e contribui para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Em sua trajetória, o hsm+ já recebeu mais de 500 mil participantes e 2 mil palestrantes do Brasil e do mundo.
Fonte: NR-7 Comunicação / Seven PR - Nicole Garcia


