terça-feira, 20 de agosto de 2019

Israel apresenta a primeira aeronave totalmente elétrica

Foto: Divulgação
As emissões de dióxido de carbono da aviação são uma questão pendente para aqueles que trabalham por energia limpa. Mas uma iniciativa israelita poderia ser uma primeira conquista neste importante caminho.

Em junho, em Paris, a companhia israelense Eviation Aircraft apresentou a «Alice», a primeira aeronave totalmente elétrica do mundo.

A Alice foi projetada para transportar até nove passageiros e dois membros da tripulação e atingir uma velocidade de mais de 440 quilômetros por hora. Alice vai redefinir o transporte regional como um dirigível totalmente elétrico», diz a empresa.

Alice usa propulsão distribuída com uma hélice principal na cauda e duas hélices adicionais na ponta das asas para «reduzir o arrasto, criar redundância e melhorar a eficiência».

A aeronave foi apresentada no Paris Air Show 2019, evento realizado todos os anos na capital francesa.

De acordo com relatórios, a Alice poderia começar a testar voos este ano e receber as certificações necessárias em 2021 para estar disponível para voos comerciais em 2022.


Foto: Divulgação

Economia de combustível

A Eviation já recebeu seus primeiros pedidos. A companhia aérea regional americana Cape Air, que opera uma frota de 90 aeronaves, fez um acordo para comprar "dois dígitos" de aeronaves.

A empresa está usando a Siemens e a magniX como fornecedoras dos motores elétricos. De acordo com o diretor da magniX, Roei Ganzarski, o potencial de negócios para aviões elétricos de pequeno porte é evidente se você levar em conta as 2 bilhões de passagens aéreas vendidas por ano para voos a menos de 400 km de distância.

E, além disso, a eletricidade é muito mais barata que o combustível convencional.

Um avião pequeno como um turboélice Cessna Caravan pode gastar US$ 400 (cerca de R$ 1.500) em combustível convencional para um voo de 160 km, disse Ganzarski. Mas com a eletricidade, esse custo "ficará entre US$ 8 e US$ 12 (de R$ 30 a R$ 45), o que significa custos muito menores por hora de voo", disse ele.

"Não somos uma empresa ambiental. A razão pela qual fazemos isso é porque faz sentido comercialmente", disse ele.

A MagniX está atualmente trabalhando com a companhia aérea Harbour Air, com sede no Canadá, para começar a converter sua frota em uma elétrica.

O futuro também parece otimista no caso de voos de médio alcance - até 1.500 km.


Ao contrário de Alice, as aeronaves que visam essa faixa utilizariam uma combinação de energia obtida a partir de combustível convencional e elétrica, o que permitiria reduzir significativamente as emissões de CO2, ligando o componente elétrico de sua propulsão em pontos-chave do voo, como decolagem e aterrissagem.

Fonte: hojeisrael / BBC