Foto: Reprodução |
O governador lembrou que o Porto do Itaqui é um dos principais do Brasil e em termos de logística, o mais relevante do arco Norte, com ampla influência no Nordeste, Amazônia e região Central e com integração multimodal – ferroviária e rodoviária de grande qualidade. “É algo raro no país. E a partir destas oportunidades de investimentos que o porto proporciona, temos como um imã de atração de outras oportunidades, pois uma das vocações econômicas do nosso Estado é servir de vértice de logístico para toda a região, em vários outros temas, como o de alimentos e combustíveis”, enfatizou.
Flávio Dino citou ainda o destaque do porto maranhense no ranking nacional. “Nosso porto é um dos cinco maiores do Brasil e vamos continuar crescendo. Isso abre um sem-número de possibilidades às empresas participantes nesse evento”, disse o governador. No fórum estavam presentes os governadores do Piauí, Wellington Dias, anfitrião do evento, Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), a vice-governadora Luciana Santos (PE), João Azevedo (PB), Belivaldo Chagas (SE) e Fátima Bezerra (RN).
Durante a fala, Flávio Dino enfatizou números de crescimento do Estado para reforçar as viabilidades de investimento. “Comparecemos a este evento pois sabemos que, por mais que conjuguemos esforços dos vários entes federados e várias fontes pelas quais podemos alavancar investimentos públicos, não é suficiente para prover os serviços, bens e direitos a altura do que a população precisa”, enfatizou.
Dino acrescentou que “temos procurado, no caso do Maranhão, cumprir os objetivos no que refere a investimentos públicos. Alcançamos ano passado 11% na receita corrente liquida de investimentos, três vezes a média brasileira. O Brasil não pode se dividir de modo que não se possa unir os pedaços, ou jamais vamos alcançar o objetivo da nação, que é do projeto comum de desenvolvimento. Nesse sentido, o evento mostra sua grande contribuição de que é possível haver o diálogo em termos elevados e respeitosos para que o Brasil reencontre o caminho do crescimento econômico”.
Integração e investimento – O Fórum de Infraestrutura Regional – Edição Nordeste reuniu ainda secretários estaduais das áreas de gestão, planejamento e infraestrutura; ministros e autoridades federais. Na agenda da manhã, os governadores apresentaram as diretrizes e programas estaduais para o desenvolvimento econômico e investimentos em infraestrutura.
A programação do fórum à tarde contou com discussões setoriais paralelas para debater medidas dos estados nas áreas de energia, transportes e saneamento em conjunto com autoridades federais. Ainda na agenda de atividades, um painel para debater condições de financiamento e garantia para os investimentos.
Fonte: Notícia dos Blogs