![]() |
Imagem: reprodução |
Com Ronaldo como “presidente”, iniciativa permite ao torcedor destinar percentual das compras da linha Brahma para investimentos nos clubes
A cervejaria Brahma, tradicional patrocinadora do futebol nacional, anunciou nesta semana o lançamento da Sociedade Anônima Brahma (SAB), uma nova iniciativa que visa conectar o consumo de seus produtos ao financiamento de clubes brasileiros. A proposta permite que torcedores contribuam com suas equipes por meio da compra de produtos da marca no aplicativo Zé Delivery, sem custo adicional para o consumidor.
A ação ocorre em um contexto em que o futebol brasileiro se transforma em um ambiente cada vez mais atrativo para novos modelos de financiamento e aproximação entre marcas e torcedores. Segundo dados do Instituto Datafolha, 81% dos brasileiros declaram torcer por um time, e apenas os principais clubes do país concentram mais de 30% da preferência nacional.
Com base nesse cenário, a Ambev, por meio da marca Brahma, pretende valorizar a participação do torcedor como agente ativo no fortalecimento financeiro dos clubes.
A dinâmica da iniciativa é simples: ao realizar uma compra de qualquer produto Brahma via Zé Delivery, o consumidor participante poderá selecionar o seu clube de coração. Um percentual do valor dessa compra será então destinado ao time escolhido, desde que ele esteja cadastrado na ação. Para estimular o consumo responsável, as compras da linha Brahma 0.0% terão o valor repassado dobrado. Inicialmente, a SAB direcionará 10% do valor de compras regulares e 20% das versões zero álcool.
A iniciativa conta com a participação do ex-jogador Ronaldo Nazário, que assume o papel simbólico de “presidente” da SAB e atua como embaixador da campanha. A Brahma reforça que os repasses serão feitos mediante aprovação de projetos, com foco em ações estruturais e de longo prazo voltadas ao desenvolvimento do futebol brasileiro.
“Brahma tem uma longa história de apoio ao futebol, e isso é motivo de orgulho para nós. Sempre acreditamos que o futebol brasileiro é uma potência. Temos os melhores talentos, torcidas espetaculares, e recentemente o mundo inteiro pode comprovar que não somos o país do futebol por acaso. Por isso, criamos a SAB, um movimento grandioso que envolverá as torcidas do país, que já fazem muito por seus clubes e agora farão ainda mais, contribuindo para o crescimento dos times do coração, brindando com Brahma”, disse Felipe Cerchiari, diretor de marketing da Brahma.
Embora o torcedor já tenha formas tradicionais de apoiar financeiramente seu clube, como a compra de ingressos, produtos oficiais ou adesão a programas de sócio-torcedor, a SAB se apresenta como um novo canal de contribuição cotidiana, vinculado a um hábito já consolidado de consumo. O diferencial é a transparência: por meio do site oficial, o torcedor poderá acompanhar o montante arrecadado por clube, além da seleção dos projetos beneficiados
“Atualmente, o torcedor tem algumas formas de ajudar financeiramente seu time: comprando ingresso, adquirindo itens oficiais ou se tornando sócio, por exemplo; agora, Brahma oferece uma nova opção. O torcedor precisa apenas declarar sua paixão no Zé Delivery, comprar a sua Brahma de sempre e brindar com os amigos – no churrasco ou no sofá – enquanto parte do valor da sua compra é destinada para investimentos no seu time”, acrescentou Cerchiari.
Fonte: MKTESPORTIVO