sábado, 20 de julho de 2024

Big techs se unem em coalizão pela segurança em IA

Imagem: reprodução

Empresas como Microsoft, Google, Nvidia e OpenAI estabeleceram a Coalizão de Segurança em IA, uma iniciativa de código aberto para ampliar segurança em sistemas da tecnologia.

Em meio às discussões sobre a regulamentação da inteligência artificial em diversas partes do mundo, as principais big techs uniram forças em prol da segurança da tecnologia.

Participam do movimento nomes como Microsoft, Google, Nvidia e OpenAI, bem como Anthropic, Amazon, IBM, Intel e outras.

A Coalizão de Segurança em IA foi anunciada durante o Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado, Estados Unidos. A iniciativa de código aberto visa o compartilhamento de metodologia, estruturas personalizadas e outras ferramentas entre membros de indústria, acadêmicos e demais especialistas da área.

O objetivo é auxiliar no desenvolvimento, integração, implantação e operação de sistemas de IA mais seguros. Inicialmente, o grupo irá trabalhar em três pilares, sendo eles a segurança da cadeia de suprimentos de software para sistemas de IA; preparação de defensores para um cenário de segurança cibernética em constante mudança; e governança de segurança de IA, conforme aponta o Digital News.

Entre as principais preocupações, que deverão ser abordadas pela Coalizão, estão a privacidade de dados de usuários, automatização sem precedentes e ataques de interferência.

A segurança tem sido um tópico importante para diversos órgãos reguladores e autoridades. Na última quinta-feira, 18, a Meta suspendeu suas soluções de IA generativa no Brasil. A decisão da big tech acontece dias após determinação da ANPD, referente à suspensão da coleta de dados dos usuários para treinar a tecnologia.

Fonte: meioemensagem