quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

CES 2024: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo

Imagem: reprodução

Edição deve ser focada em inteligência artificial e novos eletrônicos com presença de grandes marcas globais.

A maior feira de tecnologia do mundo está chegando a mais uma edição. Trata-se da próxima Consumer Electronics Show, ou CES 2024, evento que reúne as principais novidades do mercado em Las Vegas.

A edição de 2024 acontece entre os dias 9 a 12 de janeiro, com exibições de eletrônicos, serviços e inovações em vários campos. A feira deve ter um grande foco em inteligência artificial (IA), inclusive com produtos e serviços de utilidade mais prática para o consumidor.

Além disso, algumas das maiores fabricantes do mundo devem apresentar novas gerações de eletrônicos como televisores, monitores e produtos conceituais que indicam lançamentos futuros.

A seguir, alguns dos destaques esperados, incluindo expectativas de nomes que costumam levar grandes produtos para o evento.

O que esperar da CES 2024?

Samsung

A fabricante sul-coreana Samsung costuma ter uma participação de peso durante a CES e em 2024 isso não deve ser diferente. A companhia já confirmou uma conferência pré-feira em 8 de janeiro, possivelmente com foco em produtos e serviços de IA.


Imagem: Divulgação/Samsung

Os produtos esperados incluem uma nova geração de TVs, além de soundbars, projetores, eletrodomésticos e laptops. No caso de telas, a Samsung deve apresentar novos modelos de televisores QLED, além de alternativas com as tecnologias Neo QLED, QD-OLED (com dois monitores gamers já confirmados) e Micro LED.

Uma semana depois e já fora da CES, a Samsung deve revelar ainda a família Galaxy S24 de smartphones, também com vários recursos de IA.

LG

A LG é outra companhia que aproveita a CES para lançar novos televisores e apresentar tecnologias que podem levar anos até virarem realidade. Para a edição de 2024, a expectativa é para o lançamento de uma nova geração OLED de televisores, provavelmente como parte das linhas C4 e G4.


Imagem: Divulgação/LG

Também seguindo a tradição, a sul-coreana deve ter um espaço na feira para dispositivos e acessórios de casa inteligente. Esses eletrodomésticos variados para sala e cozinha podem incluir até alguns robôs que já apareceram em conferências anteriores da marca.

Sony

A Sony está cada vez mais discreta na CES e teve uma presença muito pequena na edição de 2023. Agora, ela marcou uma conferência pré-feira para o dia 8 de janeiro, ainda sem detalhes concretos do que podemos esperar do evento.

Segundo a companhia, ela deve apresentar “tecnologias e iniciativas que suportam criadores, baseadas no propósito da Sony de preencher o mundo com emoção pelo poder da criatividade e tecnologia”. É possível, portanto, que ela revele equipamentos de áudio e vídeo, como câmeras, além de um novo televisor QD-OLED.

ASUS

A CES não costuma ser palco do lançamento de novos celulares, normalmente guardados para o Mobile World Congress (MWC), que acontece semanas depois em Barcelona. Mas a ASUS preferiu fugir do padrão e apresentar no smartphone em Las Vegas.


Imagem: Divulgação/ASUS

O modelo em questão é o ROG Phone 8, nova geração do celular gamer da empresa. O celular deve trazer o Snapdragon 8 Gen 3 como processador, além de um conjunto de câmeras traseiras poderoso para “ir além dos jogos”. 

Intel

A fabricante Intel confirmou a programação da CES 2024 com antecedência. A companhia vai apresentar um keynote com o CEO, Pat Gelsinger, além de “apresentações de tecnologia e sessões focadas em IA”.

O destaque dessas sessões é o Intel Core Ultra, nova nomenclatura de processadores da companhia para os chips da família Meteor Lake. Além disso, a divisão Intel Automotive também deve apresentar avanços no campo de carros conectados e inteligentes.

NVIDIA

Outra empresa com apresentação especial marcada para o dia 8 de janeiro é a NVIDIA. Ela mesma não divulgou evidências sobre os temas da conferência, mas rumores já sugerem um importante lançamento.

A expectativa é pelo anúncio das placas de vídeo GeForce RTX 40 Super. As GPUs devem apresentar ganhos em desempenho e economia de energia consideráveis em relação aos modelos tradicionais.

AMD

Por enquanto, a participação da AMD na CES 2024 está no campo da especulação. Ainda assim, a companhia pode estar guardando um anúncio de peso para o evento. A marca pode apresentar os primeiros integrantes da linha de CPUs Ryzen 8000 na feira.

A especulação mais forte foi revelada sem querer pela Gigabyte em um comunicado e envolve as APUs 8000G, com até oito núcleos e 16 threads com gráficos padrão RDNA 3.

Qualcomm

Mais uma companhia a entrar com tudo em IA, a Qualcomm prometeu na própria conferência debater “capacidades de IAs generativas rodando dentro de um dispositivo”.

Em outras palavras, a empresa vai detalhar planos para dispositivos cada vez mais personalizados e com performance otimizada para trabalhar com diferentes inputs e grandes volumes de dados.



Apesar da expectativa, não há detalhes sobre eventuais apresentações práticas desse setor. O brasileiro Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, é um dos nomes confirmados em uma das keynotes da feira.

AOC

A fabricante AOC deve ter ao menos duas novidades na CES 2024 para o público de alto padrão. São monitores feitos em parceria com a Porsche Design, o que significa um visual premium e preços mais salgados.


Imagem: Divulgação/AOC

Os modelos são o PD49, de 49 polegadas e com taxa de atualização de 240 Hz, e o 34U3, que é um ultrawide de 34 polegadas e usa a tecnologia MiniLED.

Outros temas quentes para a CES 2024

A CES 2024 também deve ser foco de novos dispositivos focados em saúde, em especial aparelhos vestíveis (wearables).

Ainda no tema TVs, outras marcas devem apresentar modelos com resolução até 8K, além de novas tecnologias de upscaling de resolução usando IA.

Marcas tradicionais do setor de notebooks também podem mostrar na prática modelos que foram recém apresentados, incluindo nomes como Acer, Lenovo e Dell. Além disso, carros elétricos conectados também são uma tendência para o futuro próximo e a montadora japonesa Honda é uma das que confirmou um modelo para a feira.

Fontes: mundoconectado / via Tom’s Guide, TechRadar, PocketLint, Android Authority, Trusted Reviews