quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Starlink, de Elon Musk, trabalha em serviço de telefonia celular via satélite

Imagem: reprodução

Serviço permitirá que usuários de smartphones LTE tenham conectividade celular mesmo em áreas remotas sem cobertura de rede terrestre.

A SpaceX, empresa de Elon Musk, está preparando um novo serviço de telefonia celular via satélite chamado Starlink Direct to Cell. O serviço oferecerá conectividade celular a celulares LTE existentes, com cobertura global.

A SpaceX publicou uma nova página web para promover o Starlink Direct to Cell, que ainda está em desenvolvimento. A página informa que o serviço inicialmente será limitado a serviços de SMS em 2024, com funcionalidade de voz e dados seguindo em 2025, juntamente com suporte para dispositivos IoT.

“O Direct to Cell funciona com telefones LTE existentes onde quer que você possa ver o céu. Nenhuma alteração no hardware, firmware ou aplicativos especiais é necessária, fornecendo acesso contínuo a texto, voz e dados“, diz o site da SpaceX.

A SpaceX anunciou planos para o serviço no ano passado ao lado da parceira americana T-Mobile. O serviço provavelmente será relativamente lento para os padrões terrestres, com velocidades estimadas entre dois e quatro megabits por segundo, mas seu benefício estará na amplitude da cobertura. O comunicado de imprensa da T-Mobile do ano passado diz que o serviço estará disponível “praticamente em todos os lugares nos Estados Unidos continentais, Havaí, partes do Alasca, Porto Rico e águas territoriais, mesmo fora do sinal da rede da T-Mobile“.


Imagem: reprodução / Starlink

Tendência no mercado: conexão via satélite

A conectividade via satélite tem sido uma tendência crescente para smartphones nos últimos anos. A Apple adicionou um recurso SOS de emergência aos seus telefones no ano passado que permite que os dispositivos iPhone 14 e mais novos enviem mensagens limitadas e informações de localização via satélite em situações de emergência. Enquanto isso, a AST SpaceMobile, uma empresa de satélite celular apoiada pela AT&T, anunciou que fez a primeira chamada de satélite sobre 5G de um smartphone não modificado no mês passado.

O Starlink Direct to Cell tem o potencial de revolucionar a telefonia celular, fornecendo conectividade global a pessoas em áreas remotas ou que vivem sem acesso a redes terrestres. O serviço também pode ser útil para viajantes internacionais e pessoas que vivem em áreas com baixa cobertura celular.

A SpaceX ainda não divulgou os preços do Starlink Direct to Cell, mas é provável que seja um serviço caro, pelo menos inicialmente. No entanto, à medida que a tecnologia se tornar mais difundida, os preços devem cair, tornando-se mais acessível para uma gama mais ampla de usuários.



O Starlink Direct to Cell é um serviço promissor que tem o potencial de mudar a forma como nos comunicamos. Com sua cobertura global e compatibilidade com telefones LTE existentes, o serviço pode fornecer conectividade celular a pessoas em todo o mundo, mesmo nas áreas mais remotas.

Fonte: mundoconectado / via starlink