quarta-feira, 18 de outubro de 2023

X, o ex-Twitter, testa cobrança de US$ 1 por ano para usuários postarem

Imagem: reprodução
Segundo a empresa, medida tem como objetivo restringir a presença de bots na rede social.

A rede social social X, anteriormente e ainda mais conhecida como Twitter, vai iniciar testes em breve para cobrar todos os usuários por alguns recursos da plataforma.

Por enquanto, a medida é apenas um teste realizado em Nova Zelândia e Filipinas. Novos usuários cadastrados no serviço terão que pagar US$ 1 — cerca de R$ 5,04 em conversão direta de moeda e na cotação atual — para serem liberados a postar, curtir, responder, citar e salvar publicações.

Ler postagens ainda será liberado para qualquer pessoa, com ou sem o pagamento.

Pagar para usar o X?

Nessa fase inicial de experimento, usuários já cadastrados no X/Twitter não serão afetados. Além disso, quem paga pela assinatura padrão da plataforma, que é o X Premium, não terá essa cobrança acumulada.

O recurso se chama Not-a-Bot e, segundo a companhia, é uma forma de reduzir a quantidade de robôs na plataforma, já que envolveria o pagamento de uma taxa e uma ação mais complexa do que apenas criar uma conta e colocá-la para postar automaticamente.


“Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos esforços já bem-sucedidos para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bot, ao mesmo tempo em que equilibramos a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa. Não é um gerador de lucro”, diz o comunicado.

 

Os termos de uso do programa também já estão no ar, embora disponíveis apenas em inglês. Clique aqui para ler e saber mais a fundo sobre a cobrança.

Cobrança já era esperada

Há algumas semanas, o dono da rede social, Elon Musk, já havia sugerido cobrar de todos os usuários uma taxa pequena para realizar ações simples.

Ele reclama da quantidade de bots na plataforma desde antes mesmo efetuar a compra da plataforma e esse foi um dos argumentos usado pelo empresário para quase desistir da aquisição no ano passado.

Musk, entretanto, não deu mais detalhes sobre como a cobrança vai reduzir os golpes e o spam — várias dessas contas até já pagam a assinatura da rede social, sendo considerados verificados mesmo que propaguem fraudes envolvendo lojas suspeitas ou criptomoedas não confiáveis, por exemplo.

Além disso, apesar do valor baixo, o dinheiro entrando é bem-vindo de qualquer forma para o serviço: a expectativa é que a receita da empresa caia US$ 1,3 bilhão em 2023, muito pela fuga em massa de anunciantes.

Fonte: mundoconectado / via X


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