terça-feira, 31 de outubro de 2023

ELEIÇÕES 2024: PSB oficializa nome de Duarte Júnior como pré-candidato a prefeito em São Luís

Foto: reprodução
O ato contou com a participação de dois ministros do governo Lula, vários deputados federais de outros estados, além de lideranças locais de peso.

O PSB de São Luís realizou, na noite de sexta-feira, 27, uma Conferência Municipal que oficializou o nome do deputado federal Duarte Júnior como pré-candidato a prefeito da capital maranhense.

O ato contou com a participação de dois ministros do governo Lula, vários deputados federais de outros estados, além de lideranças locais de peso.

"Milhares de militantes" e apoiadores lotaram o auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. Com bandeiras amarelas na mão e gritos de união, os presentes acompanharam atentamente dezenas de palavras de apoio ao nome de Duarte.

Em seu discurso, o deputado federal agradeceu o apoio recebido naquele que se tornou seu primeiro ato de pré-campanha. Duarte disse que está mais experiente “para mudar a realidade dessa cidade representando nosso campo político”.


“Teremos todo esse time que vai buscar, com todo o seu esforço, o poder de resolver os problemas da cidade. Peço uma chance pra que nós possamos fazer diferente”, destacou.

 

O ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB) afirmou, em sua participação, que Duarte é uma das prioridades nacionais do partido. “Vim dizer, pessoalmente, em nome do presidente Carlos Siqueira que estou convicto de que você está preparado. Nosso time tá com o Alckmin, o Lula, o Flávio Dino, o Brandão e todo mundo que tá aqui”, realçou França.

Também do PSB, o secretário-executivo do Ministério da Justiça Ricardo Cappelli (PSB) disse que o partido vai montar uma "Frente Ampla" em torno do nome de Duarte, igual ou maior do que as que foram montadas nas vitoriosas eleições de Flávio Dino e Carlos Brandão.

Cappelli fez uma previsão ousada no evento. Segundo ele, "o colega de partido vencerá a eleição do ano que vem no primeiro turno". Duarte é o segundo colocado em todas as pesquisas eleitorais realizadas até agora. Vindo de Cappelli, no entanto, o prognóstico deve ser levado em consideração, tendo em vista seus acertos em 2022.

Outro ministro presente ao evento, Paulo Teixeira (PT), da agricultura familiar, disse que, no Maranhão, seu partido ainda está em fase de construção de caminhos para 2024, mas, se depender dele, a legenda caminhará com Duarte. O discurso foi seguido pelos presidentes estadual e municipal do partido, Francimar Melo e Honorato Fernandes, respectivamente. O deputado federal petista Rubens Júnior escancarou seu apoio, e disse que vai trabalhar para levar o partido para o arco de alianças do PSB.

Representando o PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry falou que até o dia 10 o seu partido vai encontrar um caminho em São Luís, mas que pelos sinais seria fácil adivinhar. “A gente encontra uma história de unidade, de amor à pátria do campo democrático e popular. Sempre defende a união do povo para enfrentar quaisquer adversidade. Temos pressupostos bons para construir juntando PSB com Federação com Brasil da Esperança”, frisou.

O ato contou com a participação, in loco, dos deputados federais Pedro Campos (PSB/PE) e Gervásio Maia (PSB/PB), além de mensagens enviadas via vídeo de Tabata Amaral (PSB/SP) e Felipe Carreras (PSB/PE), do prefeito de Recife João Campos, além da senadora Ana Paula (PSB/MA) e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O presidente do PSB do Maranhão, deputado Bira do Pindaré, ressaltou que o partido consagrou a sua unidade interna em torno da pré-candidatura de Duarte Júnior para a Prefeitura de São Luís. Ele lembrou do gesto do deputado estadual Carlos Lula, que retirou a pré-candidatura para apoiar o deputado federal, e enfatizou que “a nossa unidade, aqui hoje, é simbolizada pela presença de diversas lideranças do Maranhão e também do Brasil”.

A Conferência Municipal do PSB contou também com a presença de deputados estaduais de vários partidos, vereadores, pré-candidatos, lideranças políticas de São Luís, da militância do PSB, do PT, além de integrantes de outros partidos.


PSB quer encabeçar unidade de grupo


Duarte Júnior durante coletiva de imprensa que anunciou
ele como pré-candidato do partido em São Luís
– foto: Gildan Araújo - reprodução


O presidente do PSB no Maranhão, Bira do Pindaré, disse que o grupo político ao qual o partido está inserido precisa caminhar unido. A declaração foi dada em coletiva de imprensa realizada no Hotel Luzeiros, que anunciou Duarte Júnior como pré-candidato do partido para a Prefeitura de São Luís nas eleições 2024.


“Na eleição passada, nosso grupo errou. Foi a fragmentação. E começamos a corrigir isso pelo PSB. Estamos fazendo o dever de casa. Tínhamos dois pré-candidatos. O Carlos Lula abriu mão e vem pro apoio ao Duarte. Tínhamos esse erro [divisão do grupo] e esse erro que estamos corrigindo”, disse Bira do Pindaré.

 

Para conseguir esse objetivo, Duarte Júnior, PSB e lideranças que aprovam o nome do deputado federal precisam garantir a preferência de outros partidos e lideranças. Até mesmo conquistar. Além de Bira e Carlos Lula, o PSB conta com a força do governador do Estado, Carlos Brandão, e do senador licenciado e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Não se sabe como deve se comportar a deputada estadual Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa, mas tudo leva a crer que ela deve seguir o entendimento do partido.

Os dirigentes do partido falaram sobre a decisão. O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que cumpre agenda oficial do governo federal em São Luís, ponderou a agilidade e antecipação do PSB local por um nome de consenso.


“Fico muito satisfeito por este avanço, porque nós temos, no Duarte, um dos melhores quadros no Congresso Nacional”, destacou.

 

Duarte Júnior agradeceu a Carlos Lula por retirar seu nome da lista de pré-candidatos e falou em união dentro do partido. “Hoje é dia de caminharmos juntos, de vencermos juntos. Pelo bem de São Luís, estou com você”, falou Carlos Lula.


Duarte Júnior e Carlos Lua após coletiva no Hotel Luzeiros
– Foto: Gildan Araújo - reprodução

Um dos maiores flertes de Duarte tem sido com a Federação Brasil da Esperança. Formado por PCdoB, PT e PV, o grupo político tem uma grande força eleitoral. O deputado já teve a oportunidade de reunir com os presidentes da três legendas (Márcio Jerry, Francimar Melo e Adriano Sarney, respectivamente). Na mesma data, Edivaldo Holanda Júnior também reuniu com os três e desejou ingressar na federação, se filiando ou ao PT ou ao PV. Nessa luta para ter a federação, Duarte ganhou um reforço e tanto. O vice-governador do Estado, Felipe Camarão, declarou apoio à pré-candidatura do socialista. E já se fala que a Federação pode indicar o nome a vice de Duarte, que seria o de Criciele Muniz, filiada ao PT.

Duarte revelou que, nos últimos dias, tem feito alguns contatos e encontros, como o que fez com o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), e o deputado estadual, Neto Evangelista (União Brasil).


“Já buscamos diálogos com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, Neto Evangelista, Paulo Victor… Todos os candidatos, nós estamos buscando dialogar para que possamos apresentar o nosso propósito pela cidade de São Luís”, revelou Duarte.

 

Dessa forma, Duarte Júnior se coloca como linha de frente para encarar, em pé de igualdade, o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), dentro da ideia de um grupo diverso, mas, ao mesmo tempo, unificado.


“Pra resolver problemas é preciso ter diálogo, ter união. Nós estamos dispostos a dialogar com todas as pessoas, com todos os pré-candidatos, para que a gente possa construir uma frente ampla, para que a gente possa resolver os problemas principais da cidade”.

 

Dentro do atual grupo estadual ao qual o PSB pertence, estão outras legendas importantes que Duarte deve buscar em breve. Caso do MDB e PP.

Fonte: oimparcial