sexta-feira, 12 de abril de 2024

Governo entrega segunda etapa do Iema, visita canteiro de obras da Inpasa e reforça segurança em Balsas

Foto: reprodução

Em uma grande agenda realizada no município de Balsas, o Governo do Maranhão entregou a segunda etapa da obra do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), vistoriou o canteiro de obras da Inpasa, celebrou importantes acordos de cooperação técnica e reforçou as ações de segurança na região.

O governador Carlos Brandão iniciou a agenda pelo canteiro de obras da Inpasa Brasil, empresa líder em transformação de cereais em energias limpas e renováveis na América Latina. Somente com a implantação da empresa estão previstos 2.500 empregos e mais 1.200 ao entrar em funcionamento.

“Estamos vendo que todas essas grandes parcerias que envolvem o governo do Estado, prefeitura de Balsas e Sistema S para capacitação estão fazendo com que a mão de obra local seja absorvida. Isso é o que me deixa mais motivado, a obra sendo construída e a mão de obra sendo do Maranhão”, destacou o governador.

O vice-presidente da Inpasa Brasil, Rafael Ranzolin, conduziu a comitiva do governo estadual pelos locais da obra e ressaltou a importância da parceria entre iniciativa privada e poder público.

“Contamos com o apoio do poder público e estamos literalmente com o pé na obra com o empenho de todo mundo. Estamos em dias com o nosso cronograma e a obra tem avançado mesmo com o período de chuva. Aqui no Maranhão estamos fazendo algo diferente em termos de empreendimento, estamos com mais da metade da mão de obra local”, frisou Rafael Ranzolin. 


Fotos: reprodução / divulgação

Em Balsas, também foi entregue a segunda etapa do Iema. O Governo do Estado investiu R$ 30 milhões na obra, sendo R$ 5 milhões em equipamentos. A escola oferece cursos de formação técnica e profissional em tempo integral para jovens.

A partir de parceria entre o Iema, Sine, Senai e Senat com as Secretarias de Estado de Indústria e Comérico (Seinc) e Trabalho e Economia Solidária (Setres) foram celebrados importantes acordos de cooperação técnica para oferta de cursos de operador de máquinas pesadas, mecânico de máquinas industriais, eletricista industrial, dentre outros. 

Na ocasião, foi anunciada a implantação de um simulador de formação de motorista e operador de máquinas pesadas. Também foi anunciado acordo entre Seinc com o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) para formação de banco de fornecedores a fim de atender às necessidades da indústria local com bens e serviços.

Na área da segurança, foram entregues motos e caminhonetes para reforçar o policiamento em Balsas e também nas cidades de Alto Parnaíba e São Raimundo das Mangabeiras. A solenidade foi realizada no 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) que também contou com a formação do Curso do Grupo Tático da Polícia Militar.

A partir do trabalho da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) foi possível o lançamento do Programa Simplifica Maranhão com um acordo de cooperação técnica com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e Embrapa. Também foram assinadas portarias para regularização de poços, outorgas e pisciculturas, além da Portaria de Licença da Agricultura Familiar.

O prefeito de Balsas, Erik Augusto, destacou as ações realizadas a partir do trabalho da gestão estadual no município.

“Foi um dia muito produtivo com muitas conquistas para a nossa cidade. Visitamos o canteiro de obras da Inpasa, que é a indústria de produção do etanol a partir do milho e que contou com todo o apoio do governador Carlos Brandão para se instalar em Balsas, também tivemos a inauguração da segunda etapa do Iema trazendo ensino profissionalizante e em tempo integral e acompanhamos a conclusão do cursos e entrega de certificados no 4º BPM para o Curso da Força Tática, um grande investimento na segurança pública aqui para a nossa cidade”, destacou Erik Augusto.

Fonte: ma.gov