Foto: divulgação / reprodução |
Somente em agosto, o prefeito Eduardo Braide já entregou 16 escolas, e mais quatro serão entregues até o aniversário da cidade, totalizando mais 20 unidades totalmente requalificadas, como parte dos presentes em comemoração aos 411 anos da cidade de São Luís. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é a responsável pela execução das obras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Com as reformas que estamos fazendo nas escolas, queremos garantir o futuro das nossas crianças, proporcionando uma educação de qualidade, em um ambiente seguro, digno, atrativo, confortável e com todo aparato educacional que é necessário para que nossos profissionais possam oferecer essa excelência educacional. E nosso trabalho não para, até o aniversário de nossa cidade. Como parte das comemorações por essa data, vamos concluir a entrega das 20 escolas desta etapa do programa Escola Nova”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
As escolas passaram por uma reestruturação total, com infraestrutura nova, além de novos recursos pedagógicos, com livros, brinquedos e jogos educativos, sala dos professores, sala da direção escolar, refeitórios, banheiros infantis, adultos e banheiro com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Todos os espaços das unidades estão climatizados, modernos e mais seguros.
“Tudo é feito com muito carinho e responsabilidade para oportunizar às nossas crianças um ambiente de proteção, em um local confortável, acolhedor e que propicie todo desenvolvimento e protagonismo das nossas crianças, no qual as famílias se sintam tranquilas ao deixarem seus filhos”, destacou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques.
Uma programação especial foi realizada durante as inaugurações das escolas. Na U.E.B Residencial Paraíso, por exemplo, as crianças entregaram um quadro com pintura feita por elas ao prefeito. Em seguida, vestidas de acordo com os personagens do circo, elas fizeram uma apresentação e, por último, as irmãs Naumy e Sophia Sousa Veiga cantaram “Aquarela” e emocionaram os presentes.
Mãe de Naumy e Sophia, Solange Sousa falou da felicidade em ver as crianças em uma escola bem estruturada.
“Estou maravilhada e muito agradecida ao prefeito por trazer tantas melhorias e qualidade ensino para minhas filhas. Se antigamente elas tinham vontade de vir para a escola, agora mesmo que essa vontade de aprender aumentou, com um ambiente mais espaçoso onde elas podem brincar e ter o momento delas. Tudo ficou lindo e perfeito e eu adorei”, disse Solange Sousa.
Para a gestora da unidade, Tila Lima, esse é um momento de muita alegria e satisfação para toda a comunidade escolar, pois vai muito além da entrega de um espaço reformado. “Uma reforma dessa impacta positivamente na vida de toda a comunidade, das crianças, dos profissionais que aqui trabalham e vai além, pois há também um resgate de dignidade e de esperança”, frisou a gestora.
Sentimento também compartilhado pela professora Antônia das Graças Vieira. “Nós estávamos precisando dessa reforma para que nossas crianças pudessem ter uma aprendizagem melhor. Estamos todos muito felizes e é com muita satisfação que agradecemos ao prefeito Eduardo Braide”.
A U.E.B. Residencial Paraíso atende a 135 estudantes da Educação Infantil, nos turnos matutino e vespertino. Ao longo de seus 20 anos de existência, a escola recebeu apenas pequenos reparos, sendo esta, a primeira vez que passou por uma reestruturação completa.
Entre os destaques de sua reforma está a revitalização da área externa, com jardinagem, pisos e paredes novas, cobertura de acesso da entrada e saída das crianças, construção de coretos que possibilitam a realização de atividades pedagógicas e criativas, além do parquinho, todo equipado com brinquedos.
U.E.B Mariana Pavão
Na quinta-feira (31), o prefeito Eduardo Braide entregou à comunidade do Anil a U.E.B. Mariana Galvão, também totalmente requalificada. Com mais de 200 estudantes matriculados nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, a requalificação da escola representa uma mudança significativa tanto na qualidade do ensino dos alunos, como em um ambiente mais adequado para todos os profissionais que trabalham na unidade.
A solenidade foi iniciada com uma calorosa recepção ao som da banda Amadeus Mozart, Escola de Música da rede municipal de ensino. A seguir, ocorreu o desenlace da fita de reinauguração e descerramento da placa de reforma. O aluno do Projeto de Intervenção Pedagógica para Estudantes com Transtorno de Espectro Autista, Klaweer Anderson, brilhou ao tocar sua flauta, acompanhado da professora Maria Itskovich, no violão.
A escola recebeu reforma completa das salas de aula, sala de recursos multifuncionais da Educação Especial, novos banheiros, refeitório, biblioteca, sala dos professores, sala da diretoria e a cobertura total do pátio, que agora conta com jogos de mesa (pebolim, tênis, botão e aero hockey) e uma área adaptada para o desenvolvimento de atividades esportivas e pedagógicas.
A renovação da escola incluiu também a climatização completa e a instalação de uma caixa d'água e reforma da cisterna, além do novo mobiliário e o recebimento de recursos educativos como brinquedos e jogos pedagógicos.
A U.E.B. Mariana Pavão possui alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o João Lucas de 6 anos é uma dessas crianças. A turismóloga Poliana Gatinho, mãe do João e ativista da causa, estava presente na solenidade e compartilhou sua satisfação com o espaço que agora está mais adequado para a educação do filho.
“É um sentimento muito grande de gratidão ver essa escola nova. Eu luto todos os dias por um mundo mais justo, digno e inclusivo para o meu João. E é em nome dele que eu quero agradecer, em nome das mães e de todos os estudantes, pela nova escola”, disse Poliana, que representou todas as mães na solenidade.
Transbordando de alegria com o novo espaço, o pequeno Maurício Siqueira, de 9 anos, estava empolgado com o novo pátio da escola, que agora conta com jogos de mesa e jogos educativos.
“Estou muito feliz porque agora vamos conseguir brincar aqui no pátio da escola, antes era tudo aberto e chovia e agora, tudo está muito bonito e divertido”. Leonardo Gomes, do 2° ano, compartilhou sua impressão sobre o novo espaço. “A escola tá muito bonita, mas o pátio foi o que eu mais gostei”.
O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, que vem participando e acompanhando as entregas das escolas, ao longo deste mês, reforçou seu reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura de São Luís na gestão Eduardo Braide.
“São Luís vai completar 411 anos e o prefeito faz questão de compartilhar esses presentes com a população, em especial com a primavera da sociedade que são as crianças. Inaugurações como estas trazem esperança, autoestima e quando olhamos essas obras, com qualidade, a gente vê que o prefeito cuida bem dos recursos da cidade, trazendo resultados positivos para a sociedade”, destacou o vereador Francisco Chaguinhas.
Também participaram dos eventos, os secretários municipais, David Col Debella (Semosp); Diego Rodrigues (SMTT); Carlivan Braga (Semeped); Sérgio Motta, controlador-geral do Município; os secretários adjuntos da Semed, Gusmaia Mousinho e Maurício Hiluy; além de líderes comunitários e toda a comunidade escolar.
Fotos: divulgação / reprodução |
Veja a relação de escolas entregues pelo prefeito Eduardo Braide em agosto de 2023:
- U.E.B Maria de Jesus Carvalho - Vila Palmeira
- U.E.B Nossos Amiguinhos - Tibiri (Zona Rural)
- U.E.B Luís Martins - Bom Milagre
- U.E.B Rosa Mochel - Coroado
- U.E.B. Amélia Profeta - Coroadinho
- U.E.B. Criança Feliz - Ilhinha
- U.E.B. José Gonçalves do Amaral Raposo e quadra Poliesportiva – Pedrinhas (Zona Rural)
- U.E.B. Joaquim Pinto – Vila Maracujá - (Zona Rural)
- U.E.B. Rio Grande - Rio Grande (Zona Rural)
- U.E.B. Newton Neves – Vila Palmeira
- U.E.B. Cidade Olímpica - Cidade Olímpica
- U.E.B. Jean Noberto Coelho - Cidade Olímpica
- U.E.B Luís Augusto Monier Alves – Gancharia
- U.E.B Olinda Desterro – Vicente Fialho
- U.E.B Residencial Paraíso - Área Itaqui-Bacanga
- U.E.B Mariana Pavão - Anil
Fonte: agenciasaoluis