quarta-feira, 16 de agosto de 2023

OMS atualiza definição sobre o que é uma dieta saudável

Foto: reprodução
Nos últimos dias, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou a quantidade de determinados macronutrientes dentro de uma dieta saudável, capaz de impactar a expectativa de vida. Considerando as últimas evidências científicas, foram modificadas as orientações para o consumo de carboidratos, fibras e gorduras, incluindo as gorduras totais, saturadas e trans.

Em nota, a OMS explica que as novas orientações para uma dieta saudável têm como princípio melhorar a prevenção de doenças não transmissíveis relacionadas com a dieta, como diabetes tipo 2, problemas no coração e alguns cânceres. Além disso, as recomendações devem evitar o ganho de peso considerado não saudável.

Gorduras em uma dieta saudável

Pensando na inclusão de gorduras dentro de uma dieta saudável, a OMS reforça a importância do controle da quantidade, mas também da qualidade. Por dia, um adulto deve limitar a ingestão total de gordura a 30% da ingestão total de energia. Em uma dieta de 2 mil calorias, são no máximo 600 calorias provenientes de gorduras.


OMS limita a quantidade de gorduras dentro de uma dieta saudável - Imagem: Armando
Ascorve Morales/Unsplash - reprodução

Agora, avaliando a qualidade dessa gordura, a maior porcentagem deve ser dos ácidos graxos insaturados, ou seja, das gorduras boas — aquelas presentes em sementes, frutas (abacate), peixes e azeite de oliva. Enquanto isso, as gorduras saturadas devem ser no máximo 10% da quantidade total, e as trans não devem passar de 1%.

Aqui, vale mencionar que os ácidos graxos saturados são encontrados em carnes gordurosas, laticínios, manteiga ou mesmo óleo de coco. Já as gorduras trans estão presentes em alimentos normalmente assados ​​e fritos, como salgadinhos. Sempre que possível, é válido trocar essas opções por grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas.

Quanto de carboidrato e fibras comer por dia?

Para a OMS, a quantidade diária de carboidrato de uma dieta saudável deve ser obtida, prioritariamente, através de grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas. Para isso, adultos podem considerar o consumo diário de pelo menos 400 gramas de vegetais e frutas, além de 25 gramas provenientes de fibras dietéticas naturais. Isso pode ser feito com o consumo de verduras, como agrião, alface, rúcula e espinafre.


OMS estipula quantidade mínima de carboidratos e fibras que devem ser consumidos
diariamente - Imagem: Pressmaster/Envato - reprodução

De modo geral, dietas com mais fibras reduzem o risco de câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. No Brasil, a incidência desse tipo de tumor tem aumentado nos últimos anos.

Mais recomendações da OMS

Além das novas diretrizes, a OMS mantém as outras recomendações dentro do que define como uma dieta saudável. Por exemplo, o açúcar de adição deve ser limitado a 10% do total de calorias diárias, ou seja, não deve ultrapassar os 50 gramas em uma dieta padrão de 2 mil calorias. Neste ano, os adoçantes deixaram de ser recomendados para a população em geral, exceto para pacientes com diabetes.

O consumo de sal e, consequentemente, de sódio também devem ser limitados. Conforme estipula a OMS, pessoas adultas devem consumir menos de 5 g de sal por dia, o equivalente a 2 g diárias de sódio.

Fonte: OMS / via canaltech