quinta-feira, 27 de julho de 2023

"Rebranding do Twitter é estratégico, simples e brilhante", diz especialista em marca

Imagem: reprodução
CEO da consultoria de marca e experiência Gad, Luciano Deos, destaca os três pontos mais importantes da mudança para a marca X.

A nova marca do Twitter, agora chamado X, tem causado muita polêmica e debates digitais desde o seu anúncio, com opiniões diversas. Mas para o especialista em marca Luciano Deos, CEO da consultoria de marca e experiência Gad, o rebranding está alinhado a uma mudança disruptiva na estratégia de negócio do empresário Elon Musk e deve confirmar o brilhantismo da trajetória de sucesso do empresário.


“Marca é negócio. Quando uma empresa deve mudar uma marca? Quando há uma mudança significativa na estratégia de negócio. Portanto, Elon Musk está deixando muito claro, com esta mudança de marca, que ele está transformando o Twitter em um outro negócio: um super aplicativo no modelo do chinês WeChat, que é uma plataforma de infinitas interações, sejam financeiras, sociais, de ideias, de conteúdo, imagens e vídeos”, diz Luciano Deos.

 

Outro ponto é que, em termos de escolha de Naming, a mudança faz muito sentido na história e no conjunto de negócios do empresário, que já havia mudado o nome corporativo do Twitter para X Corp no começo do ano.


“Todo empreendedor que se move por seus motivos próprios, mas que, fundamentalmente, é muito arrojado, traz em si a capacidade de fazer movimentos mais disruptivos. E esse é mais um movimento disruptivo de Musk e um alinhamento dessa marca e desse negócio com os outros empreendimentos dele, como o Space X, o carro Tesla Model X e o pioneiro banco digital X.com, rebatizado como PayPal”, comenta Luciano Deos, reforçando que o novo nome também gera um distanciamento da rede criada pela Meta, o Threads.


O terceiro ponto de destaque é que a mudança de uma marca digital é muito diferente da que ocorre em um negócio físico.


“O rollout de mudança de uma marca digital é basicamente apertar um botão. Não é preciso mudar centenas de milhares de lojas, de produtos ou de fábricas. O rebranding é estratégico, simples e brilhante. E muito mais fácil e ‘barato’, já que gera muita mídia espontânea e engajamento, com um custo muito baixo. Podemos ter certeza de que, daqui alguns meses, o X vai estar totalmente incorporado, confirmando que o rebranding foi mais uma iniciativa corajosa e disruptiva de Musk”, completa.


Sobre o Gad

“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há mais de 38 anos no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência.

Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL,  Eletrobras, Fleury,  Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo.

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Por Luciano Deos


Fonte: presswht.net