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Marca utilizou recursos de inteligência artificial para criar um dueto entre mãe e filha, em celebração aos 70 anos de história da Volkswagen no Brasil.
E se Elis Regina voltasse à vida para cantar com a filha, Maria Rita? Pois é, na nova propaganda da Volkswagen, isso realmente aconteceu! Como parte da celebração de seus 70 anos de história no país, a Volkswagen do Brasil apresenta sua nova campanha institucional, que contou com uma “ajudinha” da inteligência artificial para promover o reencontro entre mãe e filha.
Ao som de ‘Como Nossos Pais’, sucesso de Belchior eternizado na voz de Elis Regina, mãe e filha protagonizaram, pela primeira vez, um dueto emocionante por meio da tecnologia. Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, faleceu há mais de 40 anos em função de uma parada cardíaca ocasionada pelo consumo de álcool e drogas, enquanto Maria Rita, herdeira do talento da mãe, é um dos ícones da MPB atual, e na época tinha apenas 4 anos.
A nova campanha da Volkswagen, que criou esse momento fictício, inicia com Maria Rita ao volante do ID.Buzz, versão 100% elétrica da Kombi. Na mesma estrada, Elis Regina segue dirigindo a Kombi clássica. Juntas, elas cantam a canção de Belchior, mostrando que “o novo sempre vem”. Enquanto isso, alguns clássicos icônicos da marca aparecem de forma saudosa, e o filme encerra com a mensagem “Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração”.
Numa analogia à própria música, revelando a transição geracional, a campanha evidencia, sem deixar de celebrar o passado, o fortalecimento da Volkswagen do Brasil na estratégia global de eletrificação da marca.
“A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas. E nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano, celebra 70 anos de história e sucesso no país. Com a campanha, destacamos a evolução da marca e a renovação do seu portfólio de produtos ao unir a Kombi, um ícone do passado, com o ID.Buzz, a versão 100% elétrica do modelo, que chega ao Brasil em lote limitado de 70 unidades”, comenta o VP de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.
Para ilustrar esse momento, a gravação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2, além da própria Kombi, com o novo portfólio da marca, incluindo os modelos 100% elétricos ID.Buzz e ID.4; T-Cross, Nivus e Taos, os SUVs com nota máxima em segurança; as picapes; o Virtus, que é o mais novo sedã do mercado; e o Polo.
A escolha de ter as duas grandes artistas, sincronizando com a lembrança de vários sucessos de diferentes épocas da Volkswagen do Brasil, foi justamente para reviver e homenagear as várias gerações marcantes do país.
“A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil é uma homenagem às artes de fazer música e automóveis, produtos que encantam e emocionam as pessoas. Esse encontro de mãe e filha, além de emocionar, também reforça o DNA da marca em tecnologia e inovação, trazendo o uso de inteligência artificial treinada para fazer o reconhecimento facial de Elis. A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis, com a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis. E somente a Volks poderia proporcionar essa homenagem aos brasileiros”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil e SAM.
Encontro viabilizado pela Inteligência Artificial
Criado pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcídio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos.
Agência e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada, e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.
“Esse trabalho representa muito para todas as partes envolvidas. Nele, está a história da Volkswagen com os brasileiros, a história interrompida de Elis Regina e Maria Rita, e para nós da AlmapBBDO, está a nossa história de mais de 60 anos junto com a marca no Brasil. A campanha usa uma tecnologia sofisticada para um propósito muito humano: emocionar. Estamos promovendo um dueto inédito que só era possível na imaginação, e que agora se torna absolutamente real durante os dois minutos do filme”, celebra Marco Giannelli, CCO da AlmapBBDO.
Além de veiculação na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais out of home, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro deste ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com Maria Rita em um dos palcos e outras atrações.
Assista ao filme completo da campanha abaixo.
Fonte: ADNEWS