quinta-feira, 1 de junho de 2023

Lula falar em 'narrativa da Venezuela' não ajuda o Brasil, diz professor

Imagem: reprodução

O professor de relações internacionais Paulo Velasco, da Uerj, afirmou em entrevista ao UOL News que a fala do presidente Lula (PT) durante a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não ajuda o Brasil.



"Ele de alguma maneira sugere no encontro com Maduro que a Venezuela é uma democracia legítima e que tudo o que se diz a respeito do país faz parte de uma construção de narrativas de adversários. Ele não mencionou quais seriam, mas claramente fica a sugestão na sua fala de que os EUA fazem parte". 

"Não é certamente o tom que ajuda o Brasil a resgatar a sua legitimidade internacional depois de anos tão confusos em política externa", completou.

 


Chico Alves: Com Maduro, Lula troca visita protocolar por mais um cavalo de batalha.

O colunista do UOL Chico Alves também criticou as declarações do presidente Lula durante a visita de Maduro ao Brasil. Para o colunista, Lula acaba alimentando a oposição com esse tipo de declaração.

"Tem o aspecto político interno. Lula tem muitos problemas no Brasil, estamos aí hoje com votações cruciais para o governo dele e aí o presidente Lula acaba arranjando um novo problema para si falando de Maduro, quando poderia tê-lo recebido de forma protocolar, sido cordial, feito uma fala protocolar e a vida seguiria".

"Mas, com esse destaque dado a Maduro, é mais um cavalo de batalha que a direita aproveita no Congresso, para dar declarações contra Lula. Num momento que está cheio de problemas internos, o presidente Lula acaba trazendo um problema de fora para dentro", completou.

Chico Alves também afirmou que as declarações de Lula acabam sendo prejudiciais até mesmo para as pretensões do presidente com relação aos outros países da América Latina.

"Falas muito inadequadas de Lula e que, no âmbito desse encontro com chefes de estado latino-americanos, têm um efeito muito ruim, ao contrário do que se esperava para essa reunião aqui no Brasil. Ele gostaria de capitalizar isso e sair como um líder da América Latina, mas, na verdade, sai marcando a divisão, as diferenças entre os chefes de Estado".

 


Carla Araújo: Maduro no Brasil cria novo desgaste em semana importante para o governo no Congresso, diz Carla

A colunista do UOL Carla Araújo afirmou que a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acaba criando mais um desgaste para o governo Lula em uma semana importante para o governo junto ao Congresso.

A gente ouve o governo novo e o governo antigo também. É aquela coisa, dizem: "Imagina se é o Bolsonaro". O próprio Mourão foi às redes sociais dizendo: "Não foi o Lula que pediu para não associar ele durante a campanha ao Maduro e agora recebe o Maduro". Tem aí as narrativas para as críticas da oposição para dizer: "Olha, o Lula da campanha é diferente do Lula presidente".

A colunista afirmou, contudo, que as pessoas próximas ao presidente afirmam que o balanço da visita é positivo.

"O entorno do presidente, com quem consegui falar para tirar um balanço da visita, da postura do presidente, da reação da oposição, tem feito um movimento de falar que está tudo certo, que o presidente está colocando o Brasil num protagonismo importante na América do Sul".



Fonte: UOL


Veja Também: as "narrativas"...



Leia também: