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Assinado pela agência Repense, filme é conduzido por uma nutricionista e deixa claro os problemas causados pelos alimentos ultraprocessados no médio e longo prazo.
Para conscientizar professores, educadores, familiares e estudantes de escolas públicas e privadas sobre a importância da alimentação saudável nas escolas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), juntamente com a ACT Promoção da Saúde, Desiderata e FIAN Brasil, lançou a campanha ‘Comer bem na Escola. Essa é uma lição para vida toda’.
Criada e desenvolvida pela agência Repense, a campanha conta com filme para TV, estratégia digital, mídia programática, ação em streamings (como Netflix) e mídia out of home, fazendo um alerta sobre o consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados feito por crianças e adolescentes, considerando seus danos a médio e longo prazo. As ações reforçam o papel do ambiente escolar como um espaço para a formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis.
Diversos estudos associam o consumo dos ultraprocessados ao desenvolvimento de doenças crônicas graves, como o diabetes, a hipertensão arterial, a depressão e o câncer. De acordo com um dos mais amplos estudos feitos sobre o tema no Brasil, o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), 9,6% dos jovens sofrem de hipertensão arterial. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 32% das crianças entre 5 e 9 anos apresentaram excesso de peso em 2020.
“É urgente conscientizar toda a comunidade escolar para os riscos associados ao consumo de alimentos e bebidas ultraprocessados na infância. As crianças e adolescentes são altamente suscetíveis à influência do ambiente ao redor delas, e é por isso que a escola é um espaço tão crítico na formação de hábitos alimentares. A campanha é importante porque mostra que este é um desafio que deve ser enfrentado de forma conjunta pela comunidade escolar e as famílias”, afirma Giorgia Russo, consultora técnica do Idec.
Justamente por ser uma questão de médio e longo prazo, constata-se que as crianças de hoje serão as principais afetadas no futuro. Pensando nisso, as entidades e a agência utilizaram o ambiente escolar como pano de fundo da campanha, por ser o local onde as crianças passam a maior parte da sua rotina diária. Além disso, a escola também envolve muitos atores, que podem se tornar agentes da mudança na sociedade, como pais, mestres e todos que estão inseridos na comunidade escolar.
No vídeo de 30 segundos para TV aberta e fechada, a narrativa é conduzida por uma nutricionista que aponta para a importância de garantir uma alimentação saudável às crianças e adolescentes, destacando que a participação de todos, incluindo pais, familiares e agentes públicos, é fundamental para transformar a alimentação, reafirmando que a escola também é lugar para se aprender a comer bem. Assista ao filme completo abaixo.
“Além do filme, todas as frentes e canais da campanha ajudam na conscientização, com diversos conteúdos esclarecedores em diferentes pontos de contato. Acreditamos que podemos mudar esse cenário trazendo bons argumentos e engajando pais, alunos, professores e todos os envolvidos nessa questão. É muito gratificante ter a oportunidade de poder mudar atitudes em prol de uma geração melhor e mais saudável”, comenta Alexandre Ravagnani, diretor executivo de Criação da Repense.
Os interessados no tema podem acessar o site Comer Bem na Escola e demonstrar apoio à campanha ao se cadastrar, contribuindo para a proteção da saúde das nossas crianças.
Fonte: ADNEWS