sexta-feira, 7 de abril de 2023

Dia do Jornalista – Homenagem a Leonardo Monteiro – Meu Pai!

Foto: arquivo pessoal

É neste dia especial, da profissão daqueles que a honram, que venho a vocês lembrar de alguém que por mais de 20 anos esteve a frente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do MA. E por boa parte de minha vida, teve grande influência na minha formação, em Comunicação Social.

Léo Monteiro, como era carinhosamente conhecido na sociedade ludovicense, faleceu às 22hs do dia 25 de maio de 2013.

Sua trajetória como jornalista começava na primeira turma de jornalismo da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, quando em 1974, formou-se como jornalista, profissão que há muito almejava e que por tempos, enquanto bancário, cursava.

Meu pai tinha o dom da comunicação e uma inteligência social, que ao longo de minha vida aprendi a admirar, pois sou pouco hábil na última.

Minha timidez social talvez tenha me impedido, por vezes, na juventude, de desenvolver o talento nato para a comunicação que ele me passara.

Às vezes penso que se tivesse metade de sua habilidade e, inteligência social, teria alçado caminhos mais vastos na política, campo que muito me interessa e até me atrevo a opinar neste blog, tendo em vista o que já vivi e testemunhei, mas que pouco me fez querer enveredar à frente do palco, apenas nos bastidores, devido a essa minha falta de vocação para estar diante das "Luzes da Ribalta" que a função requer, como de forma maestral fazia meu pai.

Proveniente da cidade de Rosário, a 70 km de São Luís, começou a vida sindical como menor aprendiz, na firma Pinheiro Gomes Representações S.A, vinculando-se ao Sindicato dos Comerciários de São Luís. Depois, foi bancário e presidiu o Sindicato dos Bancários do Maranhão durante o período da Ditadura Militar.

Sua trajetória profissional como jornalista, se deu "com décadas de dedicação ao ofício de escrever", ofício este, que transmitiu ainda em minha adolescência, e também quando o ajudava a escrever sua saudosa “coluna jornalística”, na novidade de 1997 chamada PC – (Computador Pessoal), adquirido pela primeira vez naquele ano, daí em diante foi até o iPad, última paixão tecnológica que o vi manusear.

Durante seus últimos anos, assinava semanalmente a ‘Coluna Sindical’, do Jornal “O Estado do Maranhão”, publicada todas as quartas-feiras, até sua partida, em maio de 2013. Foi fiel representante da categoria maranhense de jornalistas, honrosamente cumprindo suas obrigações para com o ‘Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Maranhão’, até seus últimos dias de vida.

Até breve, pai!


Por Antonio Daniel Braz Monteiro