quarta-feira, 1 de março de 2023

O MINISTRO PROBLEMA! Saiba quem é Juscelino Filho, ministro de Lula envolvido em polêmica sobre cavalos de raça e voo da FAB

Foto: reprodução
Ele é um admirador antigo de cavalos e chegou a propor, enquanto deputado federal, o Dia Nacional do Cavalo.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), está envolvido numa polêmica sobre sua relação com cavalos de raça

Segundo reportagens do jornal “O Estado de S. Paulo”, o político usou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar de um leilão no interior de São Paulo e ocultou, pelo menos, R$ 2,2 milhões em cavalos de raça na declaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em agosto do ano passado, quando registrou sua candidatura a deputado estadual.

Juscelino participa e organiza leilões pelo país, de acordo com o “Estadão”. O ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a declarar ao TSE para disputa à Câmara Federal, em 2014, que possuía 24 cavalos no valor de R$ 120 mil. No entanto, mesmo com a aquisição de novos animais, eles não foram mencionados nas declarações de 2018 e 2022.

Já no dia 26 de janeiro, o ministro viajou de Brasília para São Paulo utilizando um avião
da FAB,
sob alegação de uma viagem de urgência. A agenda oficial do política tinha um total de 2h30 de compromissos, segundo a reportagem, e acabava na tarde do dia seguinte, data do leilão de cavalos de raça.

A reportagem também aponta que, durante os leilões, Juscelino é descrito como dono do haras “Parque & Haras Luanna”, em Vitorino Freire, no Maranhão — 301 kms de São Luís. Oficialmente, o espaço pertence à prefeita de Vitorino Freire e irmã de Juscelino, Luanna Rezende.

Admirador de cavalos


Imagem: reprodução


O ministro de Lula é um admirador antigo de cavalos e chegou a propor, enquanto deputado federal, o Dia Nacional do Cavalo, a ser celebrado no dia 15 de agosto.

A proposta do projeto de lei foi apresentada em 22 de março de 2022, e destacava, além da geração de postos de trabalho para criação de cavalos, a importância da equoterapia.

Depois de análise pela mesa diretora da Casa, o projeto foi devolvido ao gabinete do deputado, pois as proposições de datas comemorativas precisam ser acompanhadas de consulta ou audiência pública.


Foto: reprodução

Médico e empresário, Juscelino tem 38 anos e nasceu na capital do Maranhão, São Luís. Após sua escolha para integrar o governo petista, postagens nas redes sociais relembraram o voto do então deputado pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

Silêncio de Lula

Juscelino Filho é um dos dois ministros do governo Lula filiados ao União Brasil. Também está na lista Daniela Carneira (Turismo). Waldez Góes (Integração) pertence ao PDT, mas foi indicado ao cargo pelo União, por meio do senador e aliado Davi Alcolumbre.

Daniela Carneiro, a Daniela do Waguinho, também esteve envolvida em polêmica recentemente, com seu nome ligado a uma milícia que atua na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Nos dois episódios envolvendo os ministros do União Brasil, o presidente Lula não teceu comentários. Na primeira reunião ministerial, em 6 de janeiro, Lula afirmou que o escolhido “que fizer errado será convidado a deixar o governo”.

Fonte: valor.globo.com