Foto: reprodução] |
Após dois anos sem carnaval, nem mesmo a chuva atrapalhou a animação de quem foi curtir a primeira noite de carnaval.
O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, afirmou que a folia momesca além de ser uma grande festa para os foliões maranhenses e turistas, gera emprego e renda para muitas famílias e profissionais.
“Hoje é uma noite de muita alegria com essa abertura do carnaval na Litorânea, após quatro finais de semana de pré-carnaval de sucesso e após dois anos de pandemia. A nossa cultura não é só festa, é um grande vetor de desenvolvimento econômico e social e o governador Carlos Brandão investe no turismo e na cultura. O nosso Maranhão já está no calendário dos circuitos nacionais de carnaval”, pontuou o secretário.
O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra, afirmou que o efetivo foi reforçado e está nas ruas com policiamento ostensivo a pé, motorizado (viaturas e motocicletas) e montado.
“Nos circuitos oficiais do governo na Litorânea, Beira Mar e tradicionalmente na Madre Deus todos os homens estão trabalhando para que todos os dias de carnaval sejam de paz”, afirmou o comandante.
No quesito segurança elétrica e rotas de acesso, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, explicou que a equipe verificou toda a fiação elétrica instalada no circuito e as rotas de acesso e fuga.
“Estamos preparados com o dobro do efetivo nos circuitos, aproximadamente 600 bombeiros militares. As vias de acesso estão todas monitoradas e a segurança elétrica também”, assegurou.
Acessibilidade
O governo do Maranhão estruturou um plano estratégico para garantir que a festa deste ano seja ainda mais inclusiva e acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Tanto no Circuito Beira-Mar quanto no Circuito Litorânea foram disponibilizadas áreas reservadas, banheiros adaptados, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e intérprete de libras durante as apresentações.
Parceiros e apoios
O evento conta com apoio e parcerias de órgãos e secretarias de Estado, como: Segurança Pública (SSP), Saúde (SES), Turismo (Setur), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Desenvolvimento Social (Sedes), Comunicação Social (Secom) e da Mulher (SEMU).
Tem apoio, também, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Batalhão de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e Polícia Civil.
O Carnaval do Maranhão 2023 tem ainda o apoio da Blitz Urbana e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Fonte: ma.gov