sábado, 9 de abril de 2022

Seduc fortalece parceria com iniciativa privada pela alfabetização em municípios maranhenses

Foto: Lauro Vasconcelos - Reprodução

Com o foco na alfabetização e aprendizagem de meninos e meninas maranhenses, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Vale e a Fundação Getúlio Vargas reuniram-se, na sexta-feira (8), para a apresentar resultados e discutir o fortalecimento da parceria desenvolvida pelo projeto Trilhos da Alfabetização, realizado desde 2020 em 24 municípios ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, realçou às instituições parceiras a necessidade de fortalecimento de ações conjuntas entre o Estado e a sociedade, com a finalidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes.


“Essa parceria é fundamental. O Estado precisa de parcerias como essas para dar seguimento às políticas educacionais estruturantes. Contem com meu apoio para que essas ações sejam efetivadas. A educação é a mola propulsora para a transformação da vida das pessoas”, apontou.

 

A secretária ressaltou, ainda, a importância do regime de colaboração com os municípios pela aprendizagem, e lembrou da influência da educação em sua história de vida. “Fui alfabetizada em casa, minha história de vida pessoal é uma prova de que a educação transforma a vida das pessoas. Tornei-me professora para ajudar a não repetir a história dos meus pais analfabetos. Por isso, nossa gestão é focada em melhorar a aprendizagem, com as condições adequadas para os professores e estudantes”, enfatizou.


Na reunião, foram apresentados materiais produzidos pelo Projeto Trilhos da Alfabetização, com a colaboração de profissionais das redes municipais. Entre os materiais estão almanaques baseados nos territórios e suas diversidades, para os estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de 24 municípios maranhenses.

Também foram pautadas ações frutos da parceria com a Vale, no âmbito da Educação Básica, Educação Integral (Ensino Médio) e o Programa Escola Digna, com a construção e reforma de escolas, entrega de laboratórios ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e outras ações.


Foto: Lauro Vasconcelos - Reprodução

Participaram, também, do encontro que ocorreu na sede da Seduc, o subsecretário Danilo Moreira; a secretária adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra; o professor e ex-ministro de Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim; Vanessa Tavares, gerente institucional da Vale; Flávia Constant, diretora executiva da Fundação Vale, e Vilma Guimarães, coordenadora do Projeto Trilhos da Alfabetização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Fonte: Seduc


QUEM É A NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO?


Foto: Reprodução

Professora Dra: Leuzinete Pereira da Silva, breve introdução, pois o currículo em si, é extenso!

Bio: professora concursada, é Graduada em Filosofia (Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Mestra em Economia (Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Americana UA, além de especialista em Supervisão Escolar pela UCAM (Universidade Cândido Mendes), do Rio de Janeiro, e em Inspeção Escolar, pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).

Em 2005, juntamente com um grupo de intelectuais, fundou a Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons-MA, onde ocupa a cadeira de número 12. Tem 13 anos de experiência no Ensino Superior: UEMA,UFMA e CEUMA.

Ela já ocupou os cargos de superintendente de Educação Básica e de adjunta de Ensino na Secretaria de Estado da Educação na gestão de Pedro Fernandes, de 2012 a 2014 Desde 2015 exercia o Cargo de Assessora Especial do Vice-Governador do Maranhão. Também desde 2015 faz parte da Associação de Ex-Gestores Estaduais de Educação, onde exerceu a função de Primeira Tesoureira (2015 a 2017), sendo eleita Secretária Executiva desde então.

Desejo sucesso a nova secretária e uma auspiciosa gestão!