Foto: Reprodução |
Dentre os que receberam parecer pela aprovação está o Projeto de Lei n.º 342/2021, de autoria do vereador Andrey Monteiro (Republicanos), que institui o Programa “Adote uma Parada de Ônibus” que tem como finalidade receber a colaboração diretamente de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado na construção, melhoria e conservação dos abrigos nas paradas de ônibus. O texto teve a relatoria da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos).
Também recebeu parecer favorável aprovado na reunião do colegiado, o Projeto de Lei nº 354/2021, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), que dispõe sobre a responsabilidade de os condomínios residenciais do município comunicar ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência e dá outras providências. O texto teve relatoria do vereador Raimundo Penha (PDT).
O presidente do colegiado avaliou a reunião de forma positiva, pois o trabalho do grupo visa dinamizar o processo legislativo. “É preciso que a CCJ se posicione sobre a admissibilidade dos projetos, para decidir se terão seguimento, ou não, na Câmara Municipal”, explicou Raimundo Penha, destacando que a intenção é dar fluidez à tramitação e evitar o acúmulo de projetos na comissão.
O que faz a CCJ?
A Comissão de Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final (CCJ), segundo o artigo 38 do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Luís, é a principal comissão da Casa, cuja competência é “manifestar-se sobre todos os assuntos entregues à sua apreciação, os quais não poderão tramitar no Legislativo sem o seu parecer”.
A especialidade é analisar todo e qualquer aspecto constitucional, legal ou jurídico, assuntos municipais e quanto ao seu aspecto gramatical e lógico, quando solicitado o seu parecer por imposição regimental ou por deliberação do Plenário.
Composição – Atualmente, a CCJ da Câmara é composta por seis vereadores, sendo cinco titulares e um suplente. Além do presidente Raimundo Penha, também integram o colegiado os vereadores Álvaro Pires (PMN), Karla Sarney (PSD), Chico Carvalho (PSL), Rosana da Saúde (Republicanos) e, como suplente, Marcos Castro (PMN).
Fonte: camara.slz