terça-feira, 5 de outubro de 2021

Vereadores solicitam expansão dos restaurantes populares em São Luís e pedem ações na área de Educação à Prefeitura e ao Governo

Foto: Reprodução
A Câmara Municipal encaminhou à Prefeitura e ao Governo do Estado algumas proposições solicitando a expansão dos restaurantes que oferecem refeições à preços populares em São Luís.

O requerimento nº 1254/21, de Zeca Medeiros (Podemos), por exemplo, pede a instalação de um Restaurante Popular Municipal no Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico da capital. 

Já a indicação nº 420/21, de Raimundo Penha (PDT), solicita ao estado que estenda os benefícios do Restaurante da Educação, localizado na Rua do Egito, aos professores, profissionais e estudantes da rede municipal de educação de São Luís.

Outra proposição, também nesse sentido, é a indicação nº 4205/21, de Octávio Soeiro (Podemos), que solicita ao Governo do Estado a criação de unidades do Restaurante da Educação, nas Zonas Rurais I e II, da capital. 

“Nosso objetivo é evitar o deslocamento de servidores e estudantes que atuam e moram nessas áreas periféricas até a unidade do Centro e garantir o acesso a este importante equipamento público de alimentação e nutrição”, declarou o autor da indicação.

Restaurante da Educação

O Restaurante da Educação é uma iniciativa do Governo do Estado que visa atender estudantes do ensino médio e universitários, assim como profissionais ligados à Educação Pública. O mesmo funciona nos moldes dos Restaurantes Populares que estão em funcionamento desde 2015 e atendem à Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Ambos integram à Rede Operacional do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Vereadores pedem ações na área de Educação à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado

Imagem: Reprodução

A presidência da Mesa Diretora da Câmara de São Luís encaminhou para providências pelo
menos cinco proposições que tratavam da área de Educação na 2ª quinzena de setembro. Do total, foram encaminhados três Requerimentos ao Executivo municipal e duas Indicações Governo do Estado.

No período citado, o vereador Marlon Botão (PSB) teve encaminhamento de 3 proposições com pedidos referentes àquela área. Um deles foi feito pelo parlamentar por meio do Requerimento nº 1237/21. Na propositura o parlamentar socialista brasileiro requereu à Prefeitura de São Luís inclusão, na grade curricular das escolas municipais, orientações referentes à Lei Maria da Penha e explicou os motivos da solicitação.

“Tal proposição se fundamenta pelo número crescente dos casos de agressões contra mulheres no município de São Luís, tendo como um dos fatores a pandemia ocasionada pela Covid-19. O isolamento social tem ocasionado um tempo maior de convívio da vítima com o agressor. Assim, é muito relevante ser ensinado para os estudantes da Educação municipal a importância do respeito e da não violência contra as mulheres”, justificou Marlon Botão.

O parlamentar também foi o autor do Requerimento nº1148/21. Por meio dele, Botão requereu ao Executivo municipal a implementação do sistema de ensino integral na U.E.B. de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos, nº1500 – Sacavém.

Já ao governo estadual, o parlamentar socialista brasileiro solicitou, por meio da Indicação nº 421/21, construção de Creche Residencial Jomar Moraes, localizada na Rua Ipixuna, nº 184 – Parque Pindorama.

O Coletivo Nós (PT) também teve a Indicação nº 388/21 encaminhada ao Executivo Estadual. Por meio da proposição, os co-vereadores requereram que o Centro de Ensino Lúcia Chaves, localizado no bairro Vila Esperança (zona rural), seja transformado em Centro Educa Mais.

Já o vereador Edson Gaguinho (DEM) solicitou à Prefeitura de São Luís, por meio do Requerimento nº 1557/21, providências em caráter de urgência, no sentido de realizar reforma completa da U.E.B. Roseno de Jesus Mendes, localizada no bairro Janaína.

Fonte: camara.slz