Foto: Reprodução |
O requerimento nº 1254/21, de Zeca Medeiros (Podemos), por exemplo, pede a instalação de um Restaurante Popular Municipal no Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico da capital.
Já a indicação nº 420/21, de Raimundo Penha (PDT), solicita ao estado que estenda os benefícios do Restaurante da Educação, localizado na Rua do Egito, aos professores, profissionais e estudantes da rede municipal de educação de São Luís.
Outra proposição, também nesse sentido, é a indicação nº 4205/21, de Octávio Soeiro (Podemos), que solicita ao Governo do Estado a criação de unidades do Restaurante da Educação, nas Zonas Rurais I e II, da capital.
“Nosso objetivo é evitar o deslocamento de servidores e estudantes que atuam e moram nessas áreas periféricas até a unidade do Centro e garantir o acesso a este importante equipamento público de alimentação e nutrição”, declarou o autor da indicação.
Restaurante da Educação
O Restaurante da Educação é uma iniciativa do Governo do Estado que visa atender estudantes do ensino médio e universitários, assim como profissionais ligados à Educação Pública. O mesmo funciona nos moldes dos Restaurantes Populares que estão em funcionamento desde 2015 e atendem à Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Ambos integram à Rede Operacional do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Vereadores pedem ações na área de Educação à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado
Imagem: Reprodução |
menos cinco proposições que tratavam da área de Educação na 2ª quinzena de setembro. Do total, foram encaminhados três Requerimentos ao Executivo municipal e duas Indicações Governo do Estado.
No período citado, o vereador Marlon Botão (PSB) teve encaminhamento de 3 proposições com pedidos referentes àquela área. Um deles foi feito pelo parlamentar por meio do Requerimento nº 1237/21. Na propositura o parlamentar socialista brasileiro requereu à Prefeitura de São Luís inclusão, na grade curricular das escolas municipais, orientações referentes à Lei Maria da Penha e explicou os motivos da solicitação.
“Tal proposição se fundamenta pelo número crescente dos casos de agressões contra mulheres no município de São Luís, tendo como um dos fatores a pandemia ocasionada pela Covid-19. O isolamento social tem ocasionado um tempo maior de convívio da vítima com o agressor. Assim, é muito relevante ser ensinado para os estudantes da Educação municipal a importância do respeito e da não violência contra as mulheres”, justificou Marlon Botão.
O parlamentar também foi o autor do Requerimento nº1148/21. Por meio dele, Botão requereu ao Executivo municipal a implementação do sistema de ensino integral na U.E.B. de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos, nº1500 – Sacavém.
Já ao governo estadual, o parlamentar socialista brasileiro solicitou, por meio da Indicação nº 421/21, construção de Creche Residencial Jomar Moraes, localizada na Rua Ipixuna, nº 184 – Parque Pindorama.
O Coletivo Nós (PT) também teve a Indicação nº 388/21 encaminhada ao Executivo Estadual. Por meio da proposição, os co-vereadores requereram que o Centro de Ensino Lúcia Chaves, localizado no bairro Vila Esperança (zona rural), seja transformado em Centro Educa Mais.
Já o vereador Edson Gaguinho (DEM) solicitou à Prefeitura de São Luís, por meio do Requerimento nº 1557/21, providências em caráter de urgência, no sentido de realizar reforma completa da U.E.B. Roseno de Jesus Mendes, localizada no bairro Janaína.