Imagem: Novendi Dian Prasetya/iStock - Reprodução |
Na segunda-feira (4), diversas redes sociais e plataformas digitais apresentaram instabilidade global. Por volta do meio-dia, as plataformas do Facebook Inc. (Facebook, Instagram e WhatsApp) estavam foram do ar. Isso ocorreu tanto nos aplicativos quanto nos navegadores.
Via Twitter, o Facebook reconheceu que usuários estavam com problemas no acesso aos aplicativos e produtos e que a empresa estava trabalhando para que as coisas voltassem ao normal o mais rápido possível. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, publicou. A plataforma de realidade virtual do Facebook, Oculus, também não estava carregando os games.
Segundo o UOL, outros aplicativos que dependem do Facebook, como aqueles em que o usuário utiliza o mesmo login do app, como o jogo Pokemon GO, também apresentaram instabilidade.
No Twitter, os usuários também reclamaram de operadoras de telefonia móvel, do aplicativo de mensagem Telegram e alguns problemas no TikTok.
Especulou-se que a causa dos problemas nas redes do Facebook Inc. estivessem relacionados ao DSN, ferramenta que registra números (endereços de IP) e nomes de domínio de uma plataforma, como instagram.com.
Houve relatos, segundo o DownDetector, que mostraram as quedas pelo mundo, de que 50% dos serviços globais de internet estavam fora do ar ou enfrentavam lentidão. Além das redes citadas, como o Twitter, Google Maps, YouTube, Google Drive, Google Meet e Zoom, entre outros.
Fonte: meioemensagem