![]() |
| Foto: Reprodução |
Políticas públicas
Ambos defendem a criação e manutenção de políticas públicas fortes voltadas para a educação, cultura, esporte, lazer e convivência familiar e comunitária.
“Todas as vezes que nós temos políticas preventivas fortes, nós vamos ter menos crianças no trabalho infantil. Porém, quando ocorre o contrário, políticas fragilizadas, ou quem sabe inexistentes, nós teremos uma maior proliferação de crianças e adolescentes na condição do trabalho infantil”, declarou Jhonatan.
“O apelo que fica é pela valorização da família: trabalho para os pais, áreas de lazer nas comunidades que permitam essas crianças serem crianças, projetos que possam desenvolver o potencial de cada um”, concluiu Raimunda.
É preciso denunciar
A vereadora Silvana Noely, que atualmente preside a Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Mulher, Criança e Adolescente, Juventude e Idoso, afirma que informação, debate e sensibilização são os melhores caminhos para vencer este momento.
A parlamentar recordou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínuo (PnadC) divulgada em 2020 pelo IBGE, revelam que 4,6% das crianças brasileiras – entre 5 e 17 nos – estão nesta situação, atuando nas piores formas de trabalho, sendo ele doméstico, tráfico de drogas e prostituição. Entre elas, 66,1% são pretas ou pardas, o que evidencia o racismo como causa estruturante dessa grave violação de direitos.
“Com os impactos socioeconômicos por causa da pandemia da Covid-19, essa situação só tem se agravado, pois o número de famílias vivendo em situação de vulnerabilidade e risco social é alarmante. Precisamos agir agora: Denuncie, disque 100 de todo Brasil!”, alertou a presidente.
Todos os parlamentares concordaram que a data é de sensibilização, mas o compromisso deve ser diário e firmado por cada cidadão.
Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil: um breve histórico
O 12 de Junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1996, com o objetivo de erradicar o trabalho infantil em carvoeiras na região de Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul. No entanto, a iniciativa acabou mobilizando todo o Brasil, por meio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Dessa forma, em 2007, a data passou a ser também conhecida como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A data faz alusão a apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.
Fonte: camara.slz
