![]() |
| Foto: Reprodução |
O gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, recorda a implantação da ferramenta em 2019 e ressalta os benefícios desta. “Quando a gente iniciou o trabalho, nos deparamos com a realidade que os processos tramitavam na forma física. Então, veio a orientação do Presidente, com o intuito de modernizar a gestão da Casa, junto com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, da Certificação ISO 9001, e começamos a adotar o Sistema de Tramitação de Processos. Isso trouxe muitos benefícios: a tramitação mais célere do processo, a rastreabilidade, o acompanhamento por meio de indicadores.”
O instrumento traz agilidade, economia, e transparência na tramitação de documentos. A Controladora da Câmara, Dila Fonseca, reflete sobre o impacto no Setor e na prestação de serviços ao cidadão. “Para o nosso setor mudou, porque agiliza e é muito mais fácil localizar o processo. Antes, era tudo no protocolo físico e era mais demorado para localizar. A celeridade é o principal, mas, também dá mais confiabilidade, porque o processo fica todo digitalizado.”
O gestor Bruno Lima, afirma que há grande expectativa para a legislatura que se inicia e muito espaço para avançar. “O nosso intuito é deixar todos os processos da Casa, as demandas administrativas e legislativas, tramitando de forma eletrônica, utilizando assinatura eletrônica, formulários em formato digital, o acesso à informação através do site e realizar mais treinamentos, para que os servidores e vereadores tenham tranquilidade e confiabilidade, na hora de usar as ferramentas. O que trará benefícios, não só para os servidores, mas, também, para a sociedade.”
Além das vantagens para o funcionamento da Câmara, ficou mais fácil para a população, acompanhar o trabalho legislativo, através do site. Para o cidadão, o instrumento representa processos mais seguros, céleres, econômicos e transparentes, permitindo-lhe o acompanhamento da atuação parlamentar.
Fonte: camara.slz
