quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Eleições 2020: com redução de locais de votação, saiba como consultar sua seção

Imagem: Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral reduziu em alguns Estados o número de locais de votação para as eleições municipais que ocorrem no próximo domingo (15/11). Para evitar confusões e atrasos, a consulta pode ser feita de maneira antecipada neste link.

No portal, é possível fazer a consulta usando o nome do eleitor, CPF ou número do título eleitoral. Ao entrar no painel, o portal também exige que você informe a data de nascimento e o nome da mãe.

O resultado mostra a zona e o local de votação, além de informar se o título eleitoral é válido. Para consultar especificamente a situação do Título de Eleitor, basta acessar este link e colocar o número do CPF ou Título de Eleitor.

Nestas eleições, o primeiro candidato a ser escolhido é o vereador, com cinco dígitos. Após confirmar o voto, o eleitor deverá teclar os dois dígitos para prefeito e confirmar novamente.


A votação no próximo domingo vai ocorrer das 7h às 17h no horário local de cada Estado. A apuração começa imediatamente após o fechamento das urnas.

No dia da eleição, é necessário levar documento de identificação com foto, como CNH ou RG. Aplicativos como a CNH digital ou e-Título também serão aceitos.

Eleições na pandemia

O TSE tomou uma série de medidas para evitar a proliferação do coronavírus durante as eleições deste ano.

A primeira delas foi definir um horário preferencial de votação para idosos. Quem tem mais de 60 anos poderá votar preferencialmente das 7h às 10h.

Todas as seções terão álcool em gel, que será oferecido a todos os eleitores antes e depois de votar.

Se a pessoa estiver com febre ou tiver contraído covid-19 nos 14 dias antes da votação deve ficar em casa. O órgão ainda orienta para que os eleitores levem uma "cola" com o número dos candidatos anotados para evitar atrasos e filas.

Em todas as seções será obrigatório o uso de máscaras. No local de votação deverá ser respeitada uma distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

A recomendação é que cada eleitor também leve sua própria caneta para evitar contato com objetos usados por outras pessoas.

Fonte: BBC Brasil