quarta-feira, 22 de abril de 2020

OMS diz que coronavírus “nos acompanhará por muito tempo” e Governo apresentará na semana que vem modelo para saída de isolamento, diz Teich

Foto: Reprodução
‘Acho que declaramos emergência no momento oportuno’, analisou Tedros, acusado pelos EUA de excessiva benevolência com Pequim

O mundo está longe de vencer o novo coronavírus, que já causou quase 180 mil mortes, alertou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Não se enganem: ainda temos um longo caminho a percorrer. Esse vírus nos acompanhará por um longo tempo”, afirmou nesta quarta-feira (22), em entrevista virtual.

A OMS tomou as decisões corretas quando esse novo coronavírus surgiu na China, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Em retrospectiva, acho que declaramos a emergência no momento oportuno”, em 30 de janeiro, considerou o diretor-geral, acusado pelos Estados Unidos de excessiva benevolência em relação a Pequim.

O mundo “teve tempo suficiente para responder” a essa emergência de saúde, disse ele.

Governo apresentará na semana que vem modelo para saída de isolamento, diz Teich

O governo vai apresentar na semana que vem um modelo para ser usado por Estados nas avaliações sobre a possibilidade de saída do isolamento social, disse nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Nelson Teich.

Em entrevista coletiva nesta quarta (22), Teich afirmou que o modelo já possui uma matriz pronta e deve incluir todas as variáveis possíveis, além de projeções de curto prazo, pois “é impossível” estimar a situação no longo prazo.

O "ministro" acrescentou que o governo atuará em cada região do país da forma que considerar mais adequada para a área.

Fonte: cartacapital / jb/Reuters