O home office se tornou uma tendência no mercado de trabalho em todo o mundo. Qualidade de vida e flexibilidade estão entre as vantagens de deixar o escritório para trabalhar em casa. Embora essa seja uma realidade comum em muitas empresas, uma nova forma de trabalho remoto está surgindo: trabalhar de qualquer lugar. Com ela, o profissional pode viver e trabalhar em qualquer parte do mundo, basta uma conexão de internet confiável.
Mas trabalhar em qualquer lugar pode ser tão produtivo quanto fazer home office? Em artigo publicado no Harvard Business Review, os pesquisadores Prithwiraj (Raj) Choudhury e Cirrus Foroughi, da Harvard Business School, e Barbara Larson, da Northeastern University, mostram os efeitos dessa nova modalidade de trabalho remoto em um estudo feito em 2012 com funcionários do Escritório de Patentes e Comércio dos Estados Unidos (USPTO).
Os especialistas analisaram dados de produtividade dos profissionais depois que eles deixaram o home office para trabalhar sem lugar fixo. Os resultados indicam que a produtividade dos funcionários aumentou 4,4% após a transição.
Isso representa até US$ 1,3 bilhão para a economia dos EUA, com base na atividade econômica gerada pelo setor. Outra descoberta é que os funcionários geograficamente próximos e que desenvolvem funções similares de trabalho podem aprender uns com os outros informalmente, da mesma forma que os profissionais em escritórios.
O pesquisadores destacam, entre outras recomendações, conceder aos funcionários a real autonomia e flexibilidade para que eles sejam mais produtivos, além de fornecer equipamentos e tecnologias necessárias para o trabalho. Outro ponto importante é que a empresa deve incentivar reuniões informais periódicas, especialmente entre os funcionários que realizam funções similares de trabalho.
Além disso, os especialistas recomendam que os profissionais recém-contratados devem adquirir experiência e conhecimento com colegas mais experientes nos escritórios antes de adotarem o trabalho remoto.
O estudo ainda conclui que, para organizações cujo trabalho é bastante independente e o funcionário sabe como fazer bem o seu trabalho, seria interessante permitir que ele trabalhe de qualquer lugar, podendo beneficiar tanto a empresa quanto o profissional.
Fonte: saoluisdofuturo