quarta-feira, 29 de maio de 2019

Carlos Lula chama de irresponsáveis quem espalhou fakenews sobre surto de meningite no MA

Carlos Lula, Secretário de Saúde do Estado / Foto: Reprodução
Secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, chamou nesta quarta-feira (29), de facknews a informação de que havia surto de meningite no Maranhão. Alguns setores da imprensa e pessoas espalharam nas redes sociais com estardalhaços o suposto surto da doença.

Carlos Lula classificou de irresponsáveis aqueles que tentaram mais uma vez espalharem pânico através de fackenews.

“Compartilhem com seus familiares e amigos: não há surto de meningite no estado. Esta possibilidade está descartada. É uma irresponsabilidade espalhar o pânico sob a forma de fakenews! Espalhe a verdade!”, disse Carlos Lula.

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu sobre os casos da doença notificados recentemente na Região Metropolitana de São Luis. De acordo com as informações não há vinculo epidemiológico entre os casos de meningite no Maranhão, de modo que não é possível falar em surto da doença, o que aconteceu pela última vez em 2012 no estado.


O secretário pediu, por meio de suas redes sociais, que a população
não compartilhe informações falsas, pois gera pânico na população

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite.


Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal. Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas: Dores nas costas, nos músculos ou pescoço, calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor, náusea ou vômito ou erupções avermelhadas e manchas vermelhas na pele.

Fonte: Notícia dos Blogs