quinta-feira, 14 de março de 2019

Governadores do Nordeste estão reunidos no Maranhão

Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (14), o Maranhão está sediando mais uma edição do Fórum de Governadores do Nordeste. O encontro está ocorrendo no Palácio dos Leões, em São Luís, onde o governador Flávio Dino recebe os demais oito governadores da região desde as 11:00 AM.

No encontro, foi dado o passo fundamental para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – ou simplesmente Consórcio Nordeste. Os nove governadores vão assinar o protocolo para criar o consórcio.

O Fórum tem três momentos distintos: pela manhã, os governadores fizeram uma reunião fechada, a fim de tratar de assuntos pertinentes ao encontro. A partir das 13h30, eles concederam entrevista coletiva para a imprensa sobre os temas tratados. Logo em seguida, ocorre nova reunião – desta vez aberta – para a assinatura do protocolo de criação do Consórcio Nordeste.

Consórcio Nordeste

Após a assinatura do protocolo pelos nove governadores, cada Estado terá que aprovar a criação do consórcio. A partir daí, ele passará a funcionar e permitir diversas vantagens para os Estados.

Por exemplo, poderão ser feitas compras conjuntas, para reduzir o preço dos produtos ou serviços. Quanto maior o número de itens adquiridos ou serviços contratados, maio é o poder de negociação dos Estados para reduzir custos.

Cooperação

A esfera de atuação do consórcio vai muito além das compras conjuntas. Um Estado poderá ceder temporariamente servidores ou equipamentos para outro da região, de modo mais eficiente e rápido, principalmente em momentos de crise. Um exemplo é o empréstimo de policiais ou viaturas em episódios específicos.

Outra vantagem do consórcio é que, juntos, os Estados podem vender mais produtos ao exterior. Também poderão ser feitas intercâmbios estudantis, projetos conjuntos de infraestrutura, parques industriais e tecnológicos interestaduais, criação de fundos para financiar investimentos e troca de tecnologia e conhecimento, entre outras ações.

2019-2022

O encontro em São Luís é o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro.

Na ocasião, foi lançada Carta dos Governadores do Nordeste, em que é solicitada solução imediata para o déficit de Previdência, sem impedir acesso dos mais pobres a direitos básicos.

A carta também pede discussão aprofundada sobre segurança pública que envolva combate à facções criminosas, tráfico de armas e explosivos, além de controle maior sobre fronteiras; proposta para o Novo Fundeb; e retomada de assuntos federativos na Câmara e no Senado, como cessão onerosa, bônus de assinatura e securitização.

Confira todos os pontos:

Mais economia: compra conjunta de produtos ou serviços contratados entre os estados;

Cooperação: busca tornar o processo de cooperação interestadual mais eficiente, principalmente na ajuda de um estado para outro em casos de emergência, por exemplo;

Vender mais: juntos, os nove estados vão poder melhorar as condições de exportação dos produtos produzidos;

Força política: o consórcio representa busca maior peso nas decisões nacionais;

Atrair investidores: a união dos estados vai poder definir linhas de atuação conjuntas para atrair mais investidores;

Intercâmbio estudantil e profissional: devem ser feitas parcerias e ações entre os estados na área de educação;

Projetos conjuntos: o consórcio vai integrar a infraestrutura dos nove estados e a iniciativa busca utilizar os recursos públicos da melhor forma possível;

Troca de tecnologia e conhecimento: a união vai permitir a circulação, troca de informações, conhecimento e tecnologia entre os estados, de maneira acelerada;

Criação de fundos: o consórcio poderá criar diversos tipos de fundos para facilitar financiamentos e obtenção de recursos;


Parques industriais e polos tecnológicos: a união vai permitir a reunião de indústrias e empresas para reduzir custos e incentivar a geração de emprego.

Fonte: upaonnews