![]() |
Imagem: reprodução |
Não é só a carne que contém essas importantes macromoléculas. Entenda quais são outras fontes para se obter a necessária proteína diária - e o quanto de fato você precisa consumir por dia para se manter saudável.
A quantidade adequada de ingestão diária de proteína pode variar bastante de pessoa para pessoa, mas, em geral, a recomendação é que as proteínas correspondam a um percentual entre 10% e 35% do consumo diário de calorias de um indivíduo. Então, se você ingere 2 mil calorias por dia, isso dá entre 50 e 175 gramas de proteína.
Para um adulto sedentário, recomenda-se o consumo de 0,8 g de proteína por kg de massa corporal. Então, uma pessoa que pesa 90 kg precisaria consumir 72 gramas de proteína por dia. Mas esse valor aumenta conforme a idade da pessoa e a quantidade de exercício físico que ela pratica.
A partir dos 40 anos, nós começamos a perder massa muscular. Para compensar isso, é bom consumir 1,12 g de proteína por dia. Uma pessoa de 90 kg precisaria consumir 100,8 g diariamente. Durante a gravidez, os médicos também recomendam aumentar o consumo de proteínas para pelo menos 60 gramas por dia.
Quem faz exercícios frequentes também pode precisar ingerir mais proteína, de acordo com este guia publicado por cientistas americanos:
- Atividade física mínima: 1 g por kg (90 g para 90 kg)
- Atividade física moderada: 1,3 g por kg (117 g para 90 kg)
- Atividade física intensa: 1,6 g por kg (144 g para 90 kg)
A falta de proteína no corpo pode gerar problemas como: aumento do risco de infecções, aumento do risco de fraturas, problemas de crescimento, perda de massa muscular, inchaços e enfraquecimento da pele, do cabelo e das unhas. Por outro lado, proteína em excesso pode causar diarreia, desidratação, dores de cabeça, irritação, náusea e fadiga.
Embora a carne animal seja a fonte mais comum de proteínas na dieta, também é possível obtê-la a partir de muitos vegetais, como castanhas, feijão, lentilha, grãos e soja. Também há muita proteína nos laticínios e nos ovos.
Fonte: revistagalileu