Imagem: reprodução |
A rede municipal de ensino de São Luís ganhou, na quarta-feira (13), mais duas novas Unidades de Educação Básica (UEB) totalmente reestruturadas na área Itaqui-Bacanga, resultado do programa Escola Nova, iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
As reformas, conduzidas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foram entregues pelo prefeito Eduardo Braide, com grande entusiasmo das comunidades escolares dos bairros Gapara, que recebeu a UEB Semente do Saber, e Vila Isabel, com a UEB Elizabeth Fecury.
“Entregamos mais duas escolas completamente novas para os nossos alunos, que agora podem contar com espaços adequados para o ensino e aprendizagem. Estamos comprometidos em investir na educação e garantir que cada escola da nossa rede municipal tenha a estrutura que nossos estudantes merecem. Porque na Prefeitura de São Luís, a gente cuida de todas as escolas, desde a pequena até as maiores, onde temos muitos alunos”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.
A secretária de Educação, Caroline Marques Salgado, destacou que “todo o envolvimento e dedicação do prefeito Eduardo Braide junto das suas equipes já trouxeram impacto direto na qualidade do ensino em nossa cidade. Passamos da 23ª para a 11ª posição entre as capitais no IDEB. Isso prova que investir na infraestrutura, valorizar os educadores e fortalecer toda a estrutura educacional é fundamental. É exatamente o que temos feito e continuaremos a fazer".
UEB Semente do Saber
A primeira escola a ser inaugurada pelo prefeito Eduardo Braide foi a UEB Semente do Saber, no bairro Gapara, que recebe os alunos do Anexo II da UEB Orquídea Santos e do Anexo I da UEB João do Vale. A escola, reformada e renomeada, atende mais de 140 alunos, sendo 66 crianças nas modalidades creche, e Infantil I e II e 78 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A reforma da UEB Semente do Saber trouxe uma transformação completa nas instalações. O projeto incluiu a construção de novos espaços e uma série de melhorias estruturais, garantindo mais conforto e segurança aos estudantes e professores.
As obras contemplaram a instalação de novos banheiros acessíveis, a criação de um refeitório amplo e a renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias. Além disso, os ambientes receberam revestimento cerâmico, novo forro de PVC, janelas de alumínio e vidro substituindo as antigas, de madeira, pintura nova e climatização em toda a escola.
Imagens: reprodução |
Comunidade Escolar em Festa
A inauguração das novas instalações trouxe um clima de celebração para toda a comunidade escolar. Alunos, pais e professores da UEB Semente do Saber expressam alegria e gratidão pelos espaços renovados, que agora oferecem um ambiente mais seguro e confortável para o aprendizado.
A professora Santana Freitas, que atua há 25 anos na educação infantil e dedicou os últimos 10 anos à unidade agora reformada, celebrou o momento.
“Com essa estrutura renovada e climatizada, podemos oferecer um ambiente onde os alunos se sintam bem e tenham mais disposição para aprender, e nós, professores, também ganhamos com isso. É um novo começo para todos”, declarou a professora.
A dona de casa e mãe de aluno, Lindione Silva, agradeceu em nome de todas as famílias.
“Essa reforma trouxe uma grande mudança para nossos filhos e uma alegria especial para os pais. É uma tranquilidade trazer nossos filhos para um ambiente muito melhor. Só temos a agradecer ao prefeito e a todos que trabalharam para essa melhoria”.
“Estou muito feliz com a nossa escola nova. Agora as salas estão novinhas e bonitas. Só quero aproveitar e aprender cada vez mais”, disse a aluna Jennifer Ludmilla Silva, do 3º ano.
Estiveram presentes na solenidade de entrega a vice-prefeita Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural Francisco Leitão; o secretário Romário Barros (Semdel); parlamentares e líderes políticos e comunitários.
UEB Elizabeth Fecury
À tarde, foi a vez dos moradores da Vila Isabel receberem a UEB Elizabeth Fecury. A escola oferece Educação Infantil para 98 crianças, de 4 e 5 anos, nos turnos manhã e tarde, com o Infantil I e Infantil II, respectivamente.
Ao longo dos seus 33 anos de existência, a UEB Elizabeth Fecury recebeu apenas pequenos reparos, e nunca tinha passado por uma reforma de grandes proporções como esta que recebeu.
Com esta reforma, a UEB passa a ter salas de aulas separadas, banheiro adulto, adequado a pessoas com deficiência (PCD) e banheiro infantil, instalações de ar-condicionado, mobílias e novos equipamentos. Com a reforma, o espaço da UEB Elizabeth Fecury proporcionará mais conforto e educação de qualidade com melhores condições de aprendizagem.
Durante a entrega da escola, mães e estudantes fizeram homenagens ao prefeito, com cartazes de agradecimentos, além da apresentação de um coral infantil. Na ocasião, os maiores beneficiados aprovaram a escola nova que receberam.
“Eu achei minha escola maravilhosa. Tem brinquedo”, disse a pequena Maria Ribeiro, do Infantil II.
“Gostei muito da minha escola. Ela está bonita e agora tem um parquinho”, pontuou o pequeno Kauan Miguel França Neres, aluno do maternal II.
Já a mãe do Kauan, a dona de casa Eliene França Ferreira, disse que agora se sente bem mais segura em trazer o filho para a escola e aprovou a nova estrutura.
“Esse é o meu segundo filho que estuda aqui. Minha filha também estudou. A escola está muito boa, agora, muito diferente do que era antes. Melhorou muito e isso é uma alegria para a comunidade toda”, afirmou.
Quem compõe o corpo docente da escola há mais de 32 anos, como a professora Márcia Cristina Lopes Muniz, revela o sentimento de gratidão por ter o local transformado depois de tantos anos.
“Hoje nós queremos agradecer porque fizemos inúmeros pedidos que nesta gestão foram atendidos. Essa reforma é muito significativa para a gente, principalmente para quem vive todos os dias aqui com as crianças. Muito obrigada” disse a professora Márcia Cristina.
Estiveram presentes ainda na solenidade de entrega desta escola, o secretário adjunto de Administração de Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; a superintendente da área de Educação, Yáskara Castro; a superintendente de Ensino Fundamental, Patrícia Duarte, líderes políticos, além da comunidade escolar e estudantil.
Fonte: agenciasaoluis