terça-feira, 17 de setembro de 2024

Duarte Júnior, um 'OPORTUNISTA' que não decola! Nem vai...

Imagem: composição - DB


HILDELIS SILVA DUARTE JUNIOR, um carioca que se estabeleceu no Maranhão, e agora quer ser prefeito de São Luís.

O que sabemos desse personagem?

Ascendeu na política maranhense, ocupando cargos na administração pública, foi apadrinhado por Felipe Camarão (TAMBÉM CARIOCA), NÁ ÉPOCA SEM PARTIDO, (só veio a ter filiação partidária em 2018, pelo DEM, hoje UNIÃO BRASIL e logo em seguida PT). Duarte caiu nas graças de Flávio Dino, por ser Camarão seu principal técnico e por tê-lo indicado para dirigir o VIVA/PROCON, nos dois mandatos de Flávio Dino.

Se projetou ao expandir a rede VIVA/PROCON, com parcerias público-privadas e ações de supostos combates a cartel de postos de combustíveis, coisa que nunca mais se repetiu, depois que sua esposa, a  advogada, Karen Barros, assumiu o comando do órgão, pela chancela de Flávio Dino e Brandão, na transição de gestão. Hoje, os preços em postos da capital são bem similares, basta averiguar.

As polêmicas de Duarte Júnior

Duarte se envolveu em todo tipo de polêmicas quando deputado estadual e foi acusado de 'copiar projetos' de colegas deputados. Quando candidato a prefeitura de São Luís, pela primeira vez em 2020, se aliou a um dos maiores corruptos da política maranhense, o bolsonarista Josimar de Maranhãozinho (PL), rumo aos cofres da prefeitura maranhense, e teve como sua vice, uma sobrinha do figura. Continuam juntos até hoje, mas Duarte parece ter vergonha de trazer o aliado bolsonarista, para as telas de sua propaganda partidária, preferindo ficar apenas com o tempo de tela do PL, sem correr o risco de detonar todo o seu discursinho de 'Ficha Limpa'.


Convenção de 2020 - Maranhãozinho (ao centro), Duarte, e Carlos Brandão.
Desde então...



Dep. federal pelo PL - Josimar de Maranhãozinho

Duarte já apresentou ao longo dos anos, diversas falhas de caráter, se utiliza de tudo ao seu alcance para chegar ao poder, comete crimes eleitorais e se envolve em questões controversas, até com aliados políticos.

Questões em 2020, envolvendo seu diagnóstico por COVID19, levantaram polêmicas entre seus aliados, pois participou de manifestações públicas, mesmo sabendo que estava contaminado com o vírus. Logo em seguida, a mídia maranhense publicou todos os fatos.

"Em entrevista ao programa Ponto e Vírgula, da Rádio Difusora, o médico, deputado estadual e candidato a prefeito de São Luís Yglésio Moyses (PROS), em 2020, afirmou que Duarte Júnior cometeu crime contra saúde pública conforme art. 268 do Código Penal."

Em 2022 teve uma acalorada discussão com Yglésio enquanto este ainda era do PSB, houve troca de farpas entre os dois e, as acusações falavam inclusive de suposto uso de dinheiro de emenda para campanha eleitoralpor parte de Duarte Júnior.

Duarte toma atitudes desmedidas na sua ansiosa e ambiciosa busca pelo poder, tanto que chegou a acusar o pai de seu então amigo de partido, Rubens Jr., de ser 'BANDIDO!' Em pleno debate ao vivo, em uma emissora de TV local em 2020, enquanto o pai do seu 'outrora camarada' encontrava-se hospitalizado. O que até hoje, causa estranheza entre os dois. Candidatos opositores, ficaram indignados.


E ele ainda se vangloriou do fato! 


Até mesmo com o presidente da coligação PT, PCdoB e PV, Márcio Jerry, já chegou a envolver-se em controvérsias, quando Duarte fez apontamentos a questões envolvendo deputados federais da bancada maranhense. O próprio Jerry o denominou de 'OPORTUNISTA' e IRRESPONSÁVEL em postagens nas suas redes sociais.

Já o que seria o seu grande aliado hoje, o deputado estadual, e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Neto Evangelista, que também o abandonou em 2020, e que hoje se dedica a eleger sua esposa, para vereadora da capital, não demonstra grandes interesses em sua candidatura fragilizada, mesmo com '12 partidos aliados' na sua, composição, coligação? Qualquer outra coisa, menos isso!.


Neto Evangelista e Aliados (ao fundo) em 2020 - Imagem: reprodução

Tudo isso sem falar naqueles escandalosos áudios vazados e vídeos de supostas falas de Duarte, tecendo palavras de baixo calão, dirigindo-se a funcionários do Procon e requerentes. As gravações mostram um lado bem perturbador e obscuro de sua personalidade e do seu caráter, inclusive cometendo supostos atos de assédio moral e coação de servidores públicos.

As incoerências de Duarte Júnior

Duarte conta com a estrutura do Viva/Procon, um feudo dado a ele no Governo Flávio Dino, e ainda hoje controlado por ele, com mais de 630 cargos comissionados (SEM SELETIVO), o órgão é dirigido por ninguém mais ninguém menos, que a sua própria esposa. Mas afirma em seu programa eleitoreiro que: "com ele não vai ter peixada". Hora, se cargos são indicações, e ele próprio foi uma indicação ao Procon, através de seu bom amigo Felipe Camarão, para assumir  o órgão no governo Flávio Dino, então ele próprio se beneficiou e se beneficia dessa 'peixada' a qual ele se refere.

Todos em São Luís, sabem que, em 2020, Duarte foi candidato pelo Republicanos, por não encontrar vaga e nem apoio em seu antigo partido, o PCdoB. O Republicanos hoje, é controlado por Aluísio Mendes. Duarte teve e tem como principal aliado político, Josimar de Maranhãozinho (PL) e, a sobrinha de MaranhãozinhoFabiana Vilar Rodrigues, como todos sabem, foi sua vice naquele pleito, acordo firmado, para dar a Maranhãozinho 'uma mãozinha' na prefeitura de São Luís. Na época Duarte defendia ser bolsonarista e 'contra o filhotismo na política', se aproveitando do eleitorado de Maranhãozinho, este um bolsonarista de carteirinha. 

Hoje, o que deve estar em jogo, para cada partido que caminha com ele (12 ao todo), são uma ou duas secretarias da prefeitura de São Luís, assim como dispõe de uma ou mais secretarias na atual administração estadual, sem falar é claro, de seus livramentos com as investigações do GAECO e Polícia Federal.

Atualmente, Duarte está no PSB, e se aproveita do eleitorado de Lula, veiculando falas do atual presidente da República, em sua propaganda de campanha eleitoreira. Só que ao que parece, o público de São Luís, não está se convencendo nem de suas propostas, nem da sua narrativa, pois ele já está há mais de um mês em campanha, e continua estagnado nas pesquisas, oscilando entre 20 e 24%. Bem distante daqueles 30% que atingiu no pleito anterior.

Por fim, esta nova tentativa de Duarte Jr., parece ser o maior fiasco político 'DE PLEITO ELEITORAL', desde a candidatura do personagem 'Bidet' (Capítulo 88), em uma trama de ficção da teledramaturgia brasileira, lembram dele, a novela? QUE REI SOU EU? (1989).

Por Daniel Braz


Leia também: