terça-feira, 9 de abril de 2024

O Prefeito Eduardo Braide inicia reforma do Centro de Saúde Laura Vasconcelos, na Estiva

Foto: reprodução

A Prefeitura de São Luís iniciou as obras de requalificação completa do Centro de Saúde Laura Vasconcelos, na Estiva, Zona Rural, na quinta-feira (4), após assinatura de Ordem de Serviço feita pelo prefeito Eduardo Braide. As intervenções proporcionarão maior conforto, tanto aos profissionais quanto aos moradores da região, que utilizam os serviços da unidade.

A reforma, conduzida pelas secretarias de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), é uma reivindicação antiga dos moradores da região, que aguardam por melhorias há mais de uma década. Além da Estiva, o Centro de Saúde atende também aos moradores dos bairros vizinhos, como as comunidades Samara I e II, Vila Piçarreira, Sol Nascente, Coqueiro e áreas adjacentes.

“A única coisa que vai ficar aqui no Laura Vasconcelos é o nome e o endereço. Nada mais vai ser igual. Quando a população entrar no novo Centro de Saúde vai encontrar uma estrutura que não deixa nada a desejar. Além disso, os serviços também serão ampliados e outras especialidades serão disponibilizadas”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao acionar, em seguida, o botão para início das obras.

O Centro de Saúde Laura Vasconcelos desempenha um papel fundamental na assistência à saúde dos moradores da Zona Rural da capital. Com investimento de R$ 950.664,79, os serviços garantirão à unidade ampliação da infraestrutura, novas salas, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, espaços adequados às normas de acessibilidade, climatização dos setores e muito mais.

dicionalmente, os serviços também serão ampliados e novas especialidades médicas e exames serão realizados na unidade, como ultrassons, exames laboratoriais e ginecológicos; tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, tuberculose e hanseníase e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV; além de consultas pré-natal, de enfermagem e clínico geral; odontologia; imunização; e oferta de medicamentos da farmácia básica; entre outros.

Com 40 unidades de saúde já entregues desde 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, a rede municipal de saúde de São Luís passa por um novo momento, proporcionando melhorias importantes no atendimento à população. A secretária da Semus, Carolina Mitri, destaca que esse avanço é reflexo do comprometimento com a qualidade da assistência básica de saúde na capital.

"O prefeito Eduardo Braide tem fortalecido a rede de atenção primária. Ele tem trabalhado na reforma de várias unidades, oferecendo uma assistência ainda maior e melhor em toda cidade; E aqui, na Zona Rural, ampliaremos nossa cobertura e introduziremos novos serviços com a reforma desta unidade”, explicou Carolina. 

Morador da Estiva há mais de 20 anos, o motorista Francisco Pinheiro, de 57 anos, estava feliz com o início das obras.

"Finalmente estamos vendo melhorias acontecerem aqui na nossa região. Com essas mudanças, tenho certeza de que teremos um atendimento mais digno para todos os moradores. Estarei aqui na inauguração para ver o resultado", contou.


Imagem: reprodução

Também estiveram presentes na solenidade, o subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão; o secretário da Semsa, Dilmar Araújo; a coordenadora da área do Distrito Vila Esperança e Tirirical, enfermeira Fátima Sales; os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; além das equipes de saúde da unidade, lideranças, trabalhadores civis e a população local.

Fonte: agenciasaoluis